O Brasil perdeu para a Croácia, foi eliminado da Copa do Mundo, e o sofrimento brasileiro em mais de duas horas de jogo gerou enorme comoção em frente à TV. A Globo mais uma vez assegurou excelente audiência, mas ao contrário de partidas anteriores, a média do jogo que desclassificou a seleção foi menor.
VEJA ESSA
Segundo dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, Brasil x Croácia rendeu à Globo média de 48,4 pontos, 51,9 pontos de pico e 76% de share, ou seja, de 100 televisores, cerca de 76 estavam sintonizados na disputa entre as seleções.
No mesmo período, nenhuma concorrente na TV aberta alcançou média superior a 2 pontos. A Record ocupou a vice-liderança com 1,2 ponto de média, seguido por 1,1 do SBT, 0,2 da TV Cultura e 0,1 da Band. A audiência foi assegurada com a bola rolando, das 12h00 às 14h46.
Globo alcança audiência de Avenida Brasil em despedida do Brasil na Copa do Catar
Talvez seja a última vez que a Globo consiga uma média semelhante, afinal, para 2026, a emissora negociou com a Fifa a exibição do próximo Mundial sem a exclusividade deste ano.
Vale lembrar que a última vez que o canal obteve audiência semelhante foi na Copa de 2018 ou com novelas antigas como Avenida Brasil. Ainda assim, para a atual Copa, a direção não espera alcançar índices acima dos 50 pontos, mesmo na final.
Os dados são aferidos pelo Ibope na Grande São Paulo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].