Globo
Lázaro Ramos como Laerte, em Tudo Que Aprendemos Juntos; filme integra programação especial da Globo (Imagem: Reprodução / IMDB)

A Globo terá atrações especiais nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Além de edições produzidas para a data do Encontro com Fátima Bernardes e do Globo Esporte, a emissora terá dois filmes com histórias inspiradoras, baseadas em fatos reais; um deles, estrelado por Lázaro Ramos.

A programação especial terá início às 10h30 com o Encontro. Fátima Bernardes recebe Luana Génot, do Instituto Identidades do Brasil; Eliane Dias, empresária e advogada conhecida por sua militância contra o preconceito, o abuso e o feminicídio; e a cantora Negra Li.

Por volta de 13h, o Globo Esporte destaca matérias especiais com os atletas olímpicos Aída dos Santos, Daiane dos Santos, Edvaldo Valério e Valeskinha; também o ex-árbitro Marcio Chagas de Freitas e o repórter Diego Moraes, que está na disputa por uma vaga olímpica no caratê.

Todos estes já sofreram discriminação ao longo da carreira e falam sobre a luta contra o preconceito.

Na Sessão da Tarde, Vitórias de um Vida (2014), que também traz uma atleta olímpica. O longa-metragem narra a trajetória de Gabrielle Douglas, a primeira negra a conquistar uma medalha de ouro no individual geral da competição de ginástica artística dos Jogos Olímpicos, em Londres-2012. Ela repetiu o feito, desta vez em equipe, no Rio de Janeiro-2016.

Por fim, Tudo Que Aprendemos Juntos (2015) em Cinema Especial. No filme, Lázaro Ramos interpreta Laerte, músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Ele decide dar aulas na favela de Heliópolis, em meio às frustrações e aos problemas financeiros que vem enfrentando.

O amor de Laerte pela música acaba contagiando os jovens estudantes. O enredo, cabe destacar, é inspirado na formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

🔔Boletim RD1 | Notícias dos Famosos