Em seus quase cem anos de história, o Bragantino sempre foi um pequeno clube do interior paulista, com pouca projeção nacional. Em 2019, no entanto, este cenário mudou.
VEJA ESSA
Adquirido pela Red Bull, a equipe transformou-se em uma das mais ricas do futebol brasileiro, mas ainda não obteve uma conquista aparentemente simples: ser chamada pelo nome em programas de TV e sites do Grupo Globo.
Por força contratual, o clube passou a chamar-se Red Bull Bragantino e teve até o seu escudo e cores do uniforme modificados, mas a Globo recusa-se a aceitar a mudança, e continua referindo-se à equipe tão somente como “Bragantino”.
A determinação é seguida à risca por todos os programas do SporTV, pelos narradores do Premiere e até mesmo pelos redatores do Globoesporte.com. Em todas estas plataformas, a famosa marca de energéticos nunca é citada em notícias, análises e transmissões de partidas envolvendo o time de Bragança Paulista.
TRÉGUA À VISTA?
Por ora, a não-utilização do nome oficial do clube é uma determinação interna do Departamento Comercial do Grupo Globo, que enxerga a citação como uma espécie de “propaganda gratuita”, e proibiu que qualquer um de seus contratados utilize o novo nome da equipe paulista.
Na tentativa de amenizar a curiosa situação, o departamento de marketing do clube tem tentado emplacar o nome “RB Bragantino”, mas o Grupo Globo se recusa a utilizar até mesmo uma sigla que remeta à nova proprietária da equipe.
Em uma aba do site do Globoesporte.com que é elencada em ordem alfabética, o escudo do Red Bull Bragantino continua na letra “B”, de “Bragantino”, e não na “R”, como seria o correto.
O impasse incomoda os austríacos, que têm investido milhões de dólares na reestruturação do time, e retaliaram o Grupo Globo ao assinar um contrato com a Turner (controladora de canais fechados como TNT, Space e outros), permitindo que jogos envolvendo a equipe sejam transmitidos na TV por assinatura.
Para assinar contrato com o Grupo Globo, o Red Bull Bragantino exige um direito que, a princípio, seria óbvio: ser chamado pelo nome. Por ora, no entanto, a tensão entre as partes se mantém.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.