Por causa da baixa audiência registrada pelos campeonatos estaduais ao longo dos últimos anos, a Globo quer fazer diferente a partir de 2022 e promover os torneios apenas no Premiere, o pay-per-view da emissora.
VEJA ESSA
O canal da família Marinho está disposto a negociar o Campeonato Gaúcho e o Campeonato Mineiro apenas para o seu catálogo esportivo na plataforma on demand. Com a atitude, os times devem perder parte da sua arrecadação. A informação é do UOL Esporte.
Atualmente, a Globo paga cerca de R$ 12 milhões e R$ 13 milhões para os times grandes: Atlético-MG e Cruzeiro, do Mineiro, e Internacional e Grêmio, do Gaúcho. O acordo atual termina no final deste ano.
A ideia da empresa de comunicação é colocar os eventos no Premiere pela certeza de retorno financeiro. Na TV aberta, essa confirmação não existe por causa do mercado publicitário. Vale lembrar que a intenção da líder de audiência é investir em campeonatos nacionais.
A Record corre por fora e busca os torneio na TV aberta. A direção da empresa tem carta branca do dono, o bispo Edir Macedo, para a compra dos direitos dos Campeonatos Gaúcho e Mineiro.
A Globo busca nos campeonatos estaduais uma forma de reaquecer o catálogo do Premiere e não perder assinantes. “O Premiere tem representado, há anos, a maior e mais completa oferta do futebol brasileiro (principais estaduais, Copa do Brasil, Séries A e B), colocando à disposição dos torcedores assinantes uma grande oferta de jogos, de maneira organizada. Valorizamos todos os campeonatos do futebol brasileiro, incluindo o Paulista”, diz.
“É importante ressaltar também o impacto positivo do Premiere no futebol nacional, com ganhos crescentes para os clubes e as federações parceiras. Nesta sociedade os clubes são remunerados nos meses de campeonato nacional com uma participação da receita, ponderada pelo percentual de cadastro de cada torcida”, frisa.
“A ausência de oferta de um Estadual fragmenta a experiência para o torcedor dos times deste estado, o que pode gerar impacto na remuneração dos clubes durante os campeonatos nacionais, seja por reduzir a receita ou por alterar a proporção da torcida na base”, acrescenta.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.