Globo, Record e SBT de fora! TV pública paga quase R$ 7 mi por campeonato de futebol em 2025

No último dia 13 de dezembro, o Diário Oficial do Estado publicou o contrato entre a TVE Bahia, TV pública do estado, e a Federação Bahiana de Futebol (FBF), confirmando o investimento de R$ 6.821.767,11 na compra dos direitos de transmissão do Campeonato Baiano de 2025.

TV Pública leva a melhor que Globo, Record e SBT
TV Pública se deu melhor que emissoras grandes (Imagem: Reprodução – Globo – Record – SBT / Montagem – RD1)

O acordo, válido por um ano, consolida a TV pública como a principal parceira do futebol baiano.

Marcado para começar no dia 11 de janeiro, com a final prevista para 26 de março de 2025, o torneio será novamente transmitido pela TVE, tanto pelo canal aberto quanto pelo perfil da emissora no YouTube, que já acumula mais de 606 mil inscritos.

Uma aposta consolidada na TV pública

Este será o segundo ano consecutivo que o Campeonato Baiano terá transmissão exclusiva da emissora pública. A aposta da FBF na TVE reflete um modelo que democratiza o acesso ao futebol estadual, permitindo que torcedores acompanhem todas as partidas da competição gratuitamente.

Além da exibição integral, a TVE reforça seu papel ao ampliar o alcance digital, consolidando-se como uma alternativa às grandes emissoras privadas, como Globo, Record e SBT, que não participam da transmissão do torneio.

Os clubes e a disputa

A 121ª edição do Campeonato Baiano contará com 10 equipes: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória, atual campeão estadual.

Na primeira fase, os clubes disputarão nove rodadas, e o clássico Ba-Vi está programado para a sexta rodada, com mando de campo do Bahia, na Arena Fonte Nova. O formato mantém a competitividade tradicional do torneio, com destaque para os confrontos entre os gigantes Bahia e Vitória.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]