O cenário dos direitos de transmissão dos campeonatos estaduais em 2025 traz uma divisão inédita entre as principais emissoras do país, Globo, Record, SBT e Band, oferecendo uma ampla cobertura de futebol para os torcedores em quase todos os estados.
A Record se destaca por garantir a transmissão de futebol durante todo o ano, com os direitos do Paulistão e do Brasileirão assegurados.
Além do Paulistão, que será transmitido para todo o país aos domingos, a emissora exibe outros dez campeonatos estaduais aos sábados, incluindo Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Como fica o ano da Globo?
A Globo, que retorna ao Campeonato Carioca após cinco anos, também garantiu os direitos de oito estaduais: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Mato Grosso e, claro, o Rio de Janeiro.
A emissora opta por transmitir jogos aos sábados à tarde, enquanto prioriza o BBB 2025 nas noites de domingo. Apenas o Cariocão será exibido para além de seu estado, alcançando mais 10 estados brasileiros.
TV Pública e outras emissoras
Outras emissoras também asseguraram a transmissão de campeonatos regionais, garantindo uma cobertura quase total dos estaduais:
TVE: Campeonato Baiano e Capixaba (Espírito Santo).
Band: Estadual do Rio Grande do Norte.
TV A Crítica: Estadual do Amazonas.
TV Cultura: Estadual do Pará.
TV Brasil Central: Estadual de Goiás.
SBT: Estadual do Piauí.
Com essa divisão, 25 dos 27 campeonatos estaduais terão exibição em TV aberta, proporcionando acesso gratuito aos torcedores. Apenas os campeonatos de Rondônia e Mato Grosso do Sul não contarão com transmissão.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]