
A Globo ativou uma verdadeira revolução tecnológica para a cobertura ao vivo da Copa do Mundo.
Em evento realizado com a imprensa nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, a emissora apresentou o Estádio da Globo, um megacenário instalado no complexo do MG4.
O espaço funcionará como o coração da operação do Mundial, unindo transmissões em altíssima definição na TV e tecnologia interativa no ambiente digital.
O foco tático do investimento de bastidores é colocar o telespectador no centro da experiência, combinando o alcance massivo da TV aberta com a velocidade do streaming.
O arsenal da Globo: Menos delay e imagem de cinema
A estratégia multiplataforma do Grupo Globo para o torneio de seleções baseia-se em três pilares de conectividade:
-
Fluidez Máxima no sportv: O canal pago transmitirá os confrontos em 4K com 60 quadros por segundo. A tecnologia entrega uma resolução quatro vezes maior que o Full HD e garante movimentos mais suaves no gramado, sem rastros na tela.
-
Fim do ‘Spoiler’ no Globoplay: A plataforma de streaming operará com um protocolo de baixa latência, reduzindo drasticamente o atraso (delay) do sinal digital em relação ao campo.
-
Interatividade na TV Aberta: A emissora lança oficialmente os recursos da DTV+, permitindo que o público interaja com enquetes e estatísticas direto pelo controle remoto da TV Digital.
O QG da Copa na Globo
O novo estúdio conta com um painel de Crystal LED de 300 metros quadrados capaz de projetar gráficos em realidade aumentada. O espaço abrigará os principais programas temáticos da grade:
O local receberá o matinal Partiu Copa (SporTV), o bloco do Fantástico com Lucas Gutierrez e o programa de fim de noite Central da Copa na Globo, exibido de segunda a sábado.
O aquecimento para o jogo de abertura, com Renata Silveira e Richarlyson, também sairá de lá.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
