Globo rompe o silêncio após ser alvo de denúncia por intolerância religiosa em novelas

Paulo Carvalho

17/10/2023

Globo

Globo reage após ser alvo de acusação grave (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo quebrou o silêncio pela primeira vez depois que virou alvo de uma denúncia por suposta intolerância religiosa em suas novelas. O canal carioca, que prometeu para novembro uma atração do gênero, rebateu a acusação grave.

Por meio da assessoria, a emissora da família Marinho alertou que “não existe orientação” por parte de Amauri Soares, novo líder do veículo de comunicação, para a produção de histórias ligadas ao mundo evangélico.

Em matéria publicada pelo Notícias da TV, a intenção de Soares seria promover tramas do universo gospel em busca dos evangélicos. Segundo pesquisas, a evangélica será a primeira religião do país em 2030.

Supostamente, a decisão do diretor descartaria outras crenças. Ainda na nota, a Globo declarou que seus estúdios “estão sempre abertos a receber as mais diversas propostas criativas de seus criadores”.

Globo defende liberdade religiosa no país

Com a autorização da alta cúpula, o comunicado pontuou o apoio ao trabalho feito na sociedade para a liberdade religiosa em todas as suas vertentes. Algo considerado pela casa como um patrimônio cultura da nação brasileira.

A polêmica começou quando líderes de religiões de matriz africana fizeram uma denúncia ao MPF (Ministério Público Federal). O grupo pediu ao órgão uma investigação contra a emissora.

Os religiosos argumentaram que a Globo, por ser a maior emissora do país, teria por obrigação se comprometer a dar espaço para a diversidade de crenças. Foi um ponto defendido pela própria emissora em nota.

O Ministério Público, que recentemente fez um pedido à Justiça envolvendo Bruno de Luca, não decidiu pela continuidade da ação ou arquivamento do caso.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].