A Globo passou a adotar uma nova prática em seus telejornais. No Bom Dia RJ, RJ1 e RJ2, do Rio de Janeiro, os telespectadores já notaram que os repórteres deixaram de usar máscaras nas ruas da cidade.
VEJA ESSA
A decisão foi tomada após o prefeito da cidade, Eduardo Paes, publicar um decreto estabelecendo que uso de máscaras ao ar livre não é mais obrigatório na capital carioca. A mesma atitude foi tomada pelo SBT.
Publicado na última quarta-feira (27), o decreto prevê ainda a liberação em locais com pista de dança, nos quais a capacidade de público seja de até 50%. Em demais locais fechados, porém, segue valendo a obrigatoriedade.
A mudança sobre a retirada das máscaras foi anunciada durante uma transmissão ao vivo com a presença do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que lembrou a necessidade de pessoas com sintomas gripais continuarem usando a proteção.
Os repórteres da emissora, inclusive, já foram comunicados sobre a liberação. A decisão para o uso do item foi feita pela empresa há 18 meses, alegando que “funcionários que os jornalistas precisavam dar o exemplo para os telespectadores, com o intuito de estimular a criação de um hábito na população”.
“Diante do agravamento da crise sanitária, e para dar o exemplo, estimulando o hábito na população, o uso de máscaras por repórteres em todos os vivos e em todas as passagens passa a ser obrigatório. Nossa prática anterior era segura, como atestam os infectologistas, mas o momento pede mais do que isso: é preciso usar nossa imagem como reforço no convencimento de milhões de pessoas“, disse Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, em maio do ano passado.
“De agora em diante, os brasileiros verão nossos repórteres nos vivos e nas passagens com máscaras. E se sentirão ainda mais estimulados a usá-las. A máscara não será usada por apresentadores e repórteres em estúdio e por profissionais que estejam em home office porque estão em ambientes controlados. Em todas as outras circunstâncias, o uso da máscara é obrigatório. Conto com vocês“, completou.
Além dos noticiários locais, as equipes do Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e Fantástico também passam a ser desobrigadas a utilizar o acessório.
Novo protocolo sobre as máscaras valendo a partir de agora #rj1 pic.twitter.com/fPWSDzjXZx
— giovanni no time da vacina (@GiovanniDeBiase) October 28, 2021
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.