Após cinco anos longe da transmissão da Fórmula 1, a Globo conseguiu um acordo com a Liberty Media e garantiu os direitos de exibição da principal categoria do automobilismo mundial em 2026.

A negociação, que promete agitar o cenário esportivo brasileiro, vem após a emissora carioca perder os direitos da F1 para a Band em 2021, e marca um retorno significativo para a emissora carioca.
Segundo informações do Lance!, a empresa adotou uma postura mais cautelosa após uma gafe no ano passado, quando anunciou erroneamente que transmitiria a Fórmula 1 já em 2025, antes mesmo de fechar o acordo com a Liberty Media.
Após esse erro, a emissora foi mais cuidadosa nas negociações, e o contrato foi finalmente firmado para 2026. A Globo deve fazer o anúncio oficial do acordo ainda nesta semana.
Relação da Globo com a Liberty Media
A relação entre a Liberty Media e a Globo tem sido marcada por altos e baixos. Em outubro de 2024, a emissora carioca realizou um evento em São Paulo e causou alvoroço ao revelar uma mensagem misteriosa relacionada à Fórmula 1: “Será?”, enquanto um carro de F1 com a logo da Globo descia do teto.
No entanto, os detalhes do acordo só começaram a ser confirmados recentemente, com a emissora assegurando a cobertura da competição a partir de 2026.
Atualmente, a Band transmite a Fórmula 1, desde 2021, após a perda dos direitos pela rival. O contrato da Band com a Liberty Media vai até 2025, mas a emissora paulista enfrentou dificuldades financeiras, incluindo um não pagamento de R$ 20 milhões relacionados a um contrato de patrocínio com uma casa de apostas.
Cobertura de 2026
No entanto, a Globo já está se preparando para a cobertura da Fórmula 1 em 2026. Alguns nomes já foram definidos, como o narrador Everaldo Marques e a repórter Júlia Guimarães, ambos com vasta experiência no jornalismo esportivo.
Essa movimentação é uma estratégia da Globo para recuperar seu espaço no coração dos fãs de automobilismo, que, desde a perda dos direitos em 2021, passaram a acompanhar a competição na Band, onde trabalham ex-profissionais da emissora carioca, como o narrador Sérgio Maurício e a repórter Mariana Becker.
Com o novo acordo, a Globo visa reconquistar a audiência que, durante décadas, foi acostumada a assistir à Fórmula 1 em sua programação, e agora se prepara para trazer mais emoção e competições de alto nível para as telinhas a partir de 2026.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]