Globo usa BBB 2021 para não deixar funcionários em casa na pandemia

BBB 2021
Graças ao BBB 2021, Globo adota medida estratégica com funcionários (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo tomou uma atitude diferente com os seus funcionários com a cooperação do BBB 2021. A emissora da família Marinho abriu mão da contratação de uma equipe terceirizada para o reality show e deu prioridade para mais de 60 colaboradores com contrato fixo.

De acordo com as informações da jornalista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, os profissionais estavam sem trabalhar em nenhuma produção por causa da pandemia da Covid-19. Com a paralisação das novas produções suspensas, praticamente todos ficaram sem serviço.

A expectativa do grupo terceirizado é que tudo volte ao normal, para que em 2022 eles sejam novamente contratados. Em menos de um ano, a Globo interrompeu as suas produções em pelo menos duas ocasiões. A primeira entre março e agosto do ano passado e a segunda entre março e abril deste ano.

Recentemente, cinco operadores de câmera e um assistente de operações que trabalhavam nos bastidores do programa até a edição do ano passado entraram com uma ação trabalhista contra a emissora carioca e a empresa LET, na qual eles trabalhavam como prestadores de serviços.

No processo, detalhes sobre a vida dos colaboradores foram expostas, desde condições terríveis de trabalho até assédio moral. Os câmeras trabalhavam cerca de 9 horas por dia em pé e com o horário de almoço suprimido.

Washington Santos, que esteve trabalhando em 12 edições do BBB, surpreendeu ao descrever o seu antigo local de trabalho: “Um ambiente sujo, totalmente hostil. Quando chove, naquela parte da varanda onde os participantes sentam para fumar, do lado de dentro do Câmera Cross, alaga tudo”.

“Fora que a gente circulava no meio de fios espalhados no chão sem proteção e, pior, alguns até desencapados. Era um monte de máscaras descartáveis usadas espalhadas pelo chão. Rato, ouriço, cobra, aranha, todos esses bichos circulavam entre a gente. Chegamos a ser orientados sobre infestação e para tomar cuidado com os cabos, porque poderiam ter cobras enroladas neles e a gente poderia confundir, porque o local é bem escuro”, alegou.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›