Globo vence no final e acaba com boicote de Jair Bolsonaro

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Globo recupera o 1º lugar na distribuição de verba no Governo Bolsonaro (Imagem: Reprodução / Instagram)

Mesmo com as ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a Globo, inclusive em relação a não renovação da concessão pública da emissora, que vence em outubro, o que o “capitão” diz não se escreve. Enquanto ele massacra a rede de TV, seu governo dá milhões para ela.

Em 2021, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a Secom, a Globo colocou no bolso R$ 65,5 milhões em verba publicitária do governo federal, e assim roubou o primeiro lugar da Record, a TV mais querida de Bolsonaro, que ficou com R$ 53,9 milhões do bolo.

Em 2020, a emissora do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, tinha R$ 59,2 milhões da verba disponibilizada pelo governo, enquanto a empresa da família Marinho tinha “apenas” R$ 51,9 milhões.

O SBT ficou em terceiro lugar nas duas ocasiões. Em 2020, a rede de TV de Silvio Santos tirou do governo R$ 49 milhões. No ano passado, o valor foi maior: 52,3 milhões.

Os últimos dois anos foram de ataques avassaladores do presidente Jair Bolsonaro contra a Globo, afetando o nome da emissora e seus funcionários.

Em várias ocasiões, as declarações do presidente deram ao seu eleitorado sinal verde para ameaças e agressões contra jornalistas da emissora, nas redes sociais e nas ruas.

Governo gasta com Globo e canais da rede na TV paga

Segundo a revista Veja, os mais de R$ 60 milhões destinados ao canal líder de audiência também corresponde aos valores depositados para os canais do grupo.

Enquanto a Globo, sozinha, obteve R$ 57.564.057, as afiliadas conquistaram R$ 4.540.270. Principal canal de notícias do país, a GloboNews recebeu R$ 2.017.077 de verba do governo.

Viva (R$ 444.326), Multishow (R$ 214.440), Universal (R$ 211.649), SporTV (R$ 151.854), Megapix (R$ 149.643), Gloob (R$ 122.017) e GNT (R$ 107.627) completaram a lista.

A título de comparação, a JP News, novo canal de notícias da Jovem Pan, estreou no mês de outubro e arrecadou R$ 43.320, segundo a planilha da Secom.

Paulo Carvalho
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Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].