Globo volta a apostar forte em Flamengo e Corinthians na TV aberta

Globo
Globo aumentou o número de jogos do Flamengo e Corinthians transmitidos na TV aberta (Imagem: Divulgação / Flamengo)

Os jogos do Flamengo e do Corinthians costumam garantir para a Globo excelentes resultados em audiência. Pensando nisso, a emissora decidiu voltar a apostar de forma forte na presença dos clubes em sua programação.

A informação foi confirmada pelo colunista Rodrigo Mattos, do UOL, que ressaltou que no caso do time paulista, isso já ocorria desde o ano passado para compensar a perda da Libertadores. A intenção do canal carioca é promover uma mudança de estratégia em relação ao período de 2019 e início de 2020. Na época, a Globo priorizava a presenças dos dois times no pay-per-view.

Os números deixam claro a mudança na postura da empresa. A tabela do Brasileiro já tem as transmissões de 25 rodadas definidas. Desses, segundo a publicação, Flamengo e Corinthians têm 10 jogos em TV aberta previstos cada um. Ou seja, 40% das partidas dos dois times irá passar no canal principal da Globo.

No começo do Brasileiro do ano passado, a emissora transmitia apenas 30% dos jogos de cada um dos times, deixando o restante para o canal fechado. E qual era o intuito da empresa na época? Era reverter a queda de assinantes de pay-per-view.

Durante a Série A de 2020, a Globo decidiu pela rescisão do contrato da Libertadores. Sem o campeonato, ela apostou no Corinthians para combater a audiência do SBT. O Flamengo, que jogava a Libertadores, por sua vez, só teve transmitidos um terço dos seus jogos.

A mudança na atitude com o time carioca, porém, também tem relação com as quedas para a Série B de Vasco e Botafogo. A opção de jogos para transmitir em TV aberta ficou reduzida, embora a emissora esteja passando alguns jogos dos dois times que estão na Série B.

Sobre o ppv, a publicação do UOL afirmou que ele segue em queda: está com 1,4 milhões de assinantes. Com isso, ele já perdeu 600 mil pessoas desde o início da crise da TV a cabo.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›