GloboNews admite erro e escala jornalistas negros para debate sobre racismo

GloboNews
Maju Coutinho, Aline Midlej, Flávia Oliveira, Lilian Ribeiro, Zileide Silva e Heraldo Pereira em edição histórica do Em Pauta; GloboNews pede desculpas por debate sobre racismo apenas com brancos (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Criticada na web por conta de um debate sobre os conflitos raciais nos EUA apenas com brancos, a GloboNews levou ao ar nesta quarta-feira (3) uma edição do Em Pauta comandada por Heraldo Pereira, com participação de cinco jornalistas negras. O canal também anunciou mudanças no quadro de comentaristas do programa, passando a contar com as presenças de Flávia Oliveira e Zileide Silva.

Flávia e Zileide estavam entre as convidadas de hoje, ao lado de Aline Midlej, Lilian Ribeiro e Maju Coutinho.

Antes do início da atração, o titular Marcelo Cosme partiu para o mea-culpa. “(O Em Pauta) é o programa em que as manifestações têm ficado maiores. Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente”, começou ele.

A Globo tem a diversidade como um valor e se orgulha dos profissionais negros que tem, em frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível, que comandam alguns a apresentação de telejornais, aqui na Globonews e também na TV Globo. E busca, e continuará buscando, ampliar essa diversidade. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros não são tantos quanto desejável”, admitiu.

Marcelo Cosme exibiu então o tweet que desencadeou todas as queixas quanto à falta de representatividade do Em Pauta no dia anterior. “Nós entendemos o recado. E hoje a Globonews aceitou uma sugestão da nossa colega Márcia Gonçalves, lá do Profissão Repórter, e convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem”.

Heraldo e as debatedoras então assumiram o programa, relatando experiências pessoais envolvendo racismo.

Confira:

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.