GloboNews amplia ao vivo no fim de semana e põe Marcelo Cosme no Jornal das Dez

Marcelo Cosme
Marcelo Cosme comandou o Jornal das Dez, da GloboNews, neste sábado (21) (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Se de um lado o coronavírus inviabiliza um rodízio mais amplo nos telejornais da Globo, com o Jornal Nacional passando a dispor de âncoras apenas do Rio de Janeiro e o Jornal Hoje contando com apresentadores somente de São Paulo, do outro, a GloboNews também faz ajustes a fim de manter seu noticiário quente.

Neste sábado (21), Marcelo Cosme, âncora do Em Pauta e do Brasil TV, “o jornal das parabólicas”, voltou ao comando do Jornal das Dez depois de seis meses. A última vez que o jornalista deu as caras no informativo foi em setembro, antes de ser promovido a plantonista do JH.

Além da organização do time, a GloboNews passou a apostar ainda mais em programação ao vivo no fim de semana. O J10 de ontem, por exemplo, teve sua duração estendida de 60 para 120 minutos, com o intuito de repassar as últimas notícias e atualizações sobre a pandemia do Covid-19.

A aposta na cobertura do coronavírus tem razão de ser: o canal noticioso do Grupo Globo disparou na audiência nos últimos dias. No fim de semana passado, a GN ficou em 4º lugar no PNT (Painel Nacional de Televisão), atrás apenas de Globo, SBT e Record.

Na última quinta-feira (19), das 06h às 05h59, quase 4 milhões de pessoas passaram pela GloboNews, que colocou mais de 17 horas de jornalismo ao vivo no ar. A marca é o recorde dos últimos doze meses e representa mais que o dobro (139% de crescimento) de audiência em relação à média do mesmo dia da semana no ano. Além disso, Em Ponto, Edição das 18h e Em Pauta cresceram 86%; Jornal das Dez e Estúdio i, 40%; e o Edição das 16h, de Christiane Pelajo, incríveis 176%.

Porém, todo cuidado é pouco. Assim como a Globo poupou Chico Pinheiro (66), Miriam Leitão (66), Carlos Tramontina (63), Ana Luiza Guimarães (53) e demais funcionários, do vídeo e dos bastidores, do chamado grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, com doenças crônicas ou em recente tratamento contra o câncer), a GloboNews seguiu o mesmo caminho.

A partir desta segunda-feira (23), José Roberto Burnier (59) dá lugar à dupla Julia Duailibi e Octávio Guedes no Em Ponto, das 6h às 9h. Já Leilane Neubarth (61) sai de cena e passa a ser substituída por Maria Beltrão, como já ocorre neste domingo na cobertura especial sobre a pandemia. No Edição das 18h, a GloboNews submeterá Beltrão a uma jornada dupla, junto com o seu bom Estúdio i, e também recorrerá a Leila Sterenberg e Cecília Flesch.

CONTINUE LENDO →

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.

ALERTAS GRATUITOS