GloboNews completa 25 anos: vocação para “ao vivo” marca trajetória do canal

GloboNews
Maria Beltrão é um dos principais rostos da GloboNews; canal está completando 25 anos (Imagem: Divulgação / GloboNews)

A GloboNews chega hoje (15) aos 25 anos tão ou mais relevante do que muitos canais de TV aberta. Não à toa, o canal de notícias do Grupo Globo é líder de audiência da TV por assinatura. E referencial quando o assunto envolve notícias de última hora e coberturas extensas. São horas e horas de informações e análises, num formato que, desde os primórdios, privilegiou o “ao vivo”.

Esta opção, aliás, se deu quase por acaso. Em uma série de vídeos disponíveis no Memória Globo, que desenvolveu uma página especialmente para a data, os profissionais da implantação destacam o desejo de desenvolver e “encarrilhar” na grade inúmeros programas, aplacado logo na estreia por falhas técnicas que deixaram André Trigueiro praticamente abandonado no primeiro Jornal das Dez.

As dificuldades com links, e com a equipe enxuta, foram superadas cerca de 15 dias depois diante da queda Fooker 100 da TAM, seis segundos após decolar do aeroporto de Congonhas, São Paulo, sobre casas do bairro Jabaquara.

Vera Íris Paternostro, que ajudou Alice-Maria, Leticia Muhana e Mônica Labarthe no desenvolvimento da GloboNews, relembra em entrevista ao Memória Globo: “A gente não tinha equipe, não tinha equipamento. Mas a gente descobriu a vocação do canal, que era transmitir ao vivo. […] A gente desfez a grade. Não tinha mais jornal, não tinha mais programa.”.

O acidente foi um choque de realidade para a novata Maria Beltrão, hoje à frente do Estúdio I. Ela sucumbiu após ler a lista de vítimas, que incluía Ernesto Igel, filho de seu padrinho, muito próximo dela e da família:

Era muito inexperiente, e quando colocaram uma matéria no ar, a Alice-Maria entrou no estúdio e falou: ‘Maria, você vai sair do estúdio’. Não tinha jeito de eu continuar, porque ao mesmo tempo que há uma questão de profissionalismo, a realidade se impõe. […] Quando você acha que está preparada, pode acontecer alguma coisa e te desestabilizar completamente”.

O “ao vivo” e o convívio de nomes experientes, como José Roberto Burnier e Leilane Neubarth, com outros em ascensão, casos de Júlia Duailibi e Lilian Ribeiro, seguem norteando a GloboNews. O canal nunca desliga e nós, enquanto audiência, também não. Que venham os próximos 25 anos de histórias para contar…

Programa nº 1

A CNN Brasil estreia neste domingo (17) o programa Entre Mundos, às 20h30, o primeiro de Pedro Andrade no cana de notícias. No episódio inicial, o jornalista visitará a região do Brooklyn, em Nova York (EUA), para conhecer uma comunidade de judeus ortodoxos que vivem no local. Nos bairros de Crown Heights, South Williamsburg e Borough Park, ele descobre as particularidades da comunidade e também quem são as pessoas por trás da cultura e das tradições.

Vai pegar fogo

Walcyr Carrasco mostrou uma das cenas iniciais de Verdades Secretas 2 e garantiu que a série vai ter muitas cenas fortes. Em um teaser, Visky (Rainer Cadete) aparece em cena picante com Joseph, um modelo bissexual interpretado por Ícaro Silva. “Verdades Secretas 2 ! Estreia quarta! Esta cena icônica com Visky e Joseph está o máximo!”, disse o autor da produção, que estreia no Globoplay no próximo dia 20 de outubro.

Nova música

Jorge Vercillo está lançando uma nova música, Endereço, que tem como objetivo fazer uma homenagem à beleza negra, tanto feminina quanto masculina, nacional e internacional. Ela faz parte do mais recente projeto musical do cantor, o álbum Raça Menina.

A canção mistura os ritmos R&B e funk melody e tem uma letra muito especial, em que fala de amor e enaltece a beleza do homem e da mulher negros. O novo disco do artista é considerado o mais pop de sua carreira, composto de ritmos como afrobeats, reggaeton e outros.

MAIS LIDAS

Curto-Circuito, por Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Luiz Fábio Almeida, editor-assistente do RD1, e reúne, de terça a sábado, no início da tarde, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›