A GloboNews surpreendeu o seu público com uma barrigada – que é quando um jornalista divulga uma informação equivocada – nesta quarta-feira (19). Tudo aconteceu quando o canal de notícia comentava sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolvendo os autotestes de Covid no Brasil.
VEJA ESSA
Por volta das 16h13, o telejornal da GloboNews divulgou aos seus assinantes que a Anvisa já tinha maioria para liberar o autoteste. Minutos depois, porém, o noticiário precisou corrigir a informação que havia dado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na verdade, votou pelo adiamento da decisão sobre se libera ou não a venda de testes rápidos de Covid-19 para que a população possa realizar o exame em casa, os chamados autotestes.
O órgão está cobrando mais dados do Ministério da Saúde, que pediu a liberação dos autotestes diante da explosão do número de casos com a chegada da variante ômicron.
Em uma nota, a Anvisa declarou que “já iniciou as tratativas com o Ministério da Saúde” e que uma nova reunião está marcada para a sexta-feira (21).
GloboNews sofre derrota
No último final de semana, o CNN Séries Originais fez com que o veículo conquistasse o primeiro lugar de audiência entre os canais de notícias. Exibido entre 21h44 e 22h39, a atração comandada por Elisa Veeck anotou 0,49 ponto de média e pico de 0,68 na Grande São Paulo, de acordo com dados obtidos com exclusividade pelo RD1.
O resultado fez com que a CNN Brasil registrasse 36% a mais de audiência que a GloboNews no mesmo horário. O canal de notícias do Grupo Globo marcou 0,36 ponto, enquanto a Jovem Pan News traçou na audiência.
O CNN Séries Originais ainda elevou a média do canal das semanas anteriores. O episódio do último final de semana aumentou em 142% o resultado da empresa, quando comparado com a média de 18 de dezembro e 8 de janeiro. A GloboNews, por sua vez, caiu 47%.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]