Globoplay reaproveita cenário de novela das seis para produção de Selton Mello

Selton Mello
Cenário de Nos Tempos do Imperador será reaproveitado em produção de Selton Mello (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

Desde 2016, Selton Mello vem planejando uma série para o Globoplay que, pelo visto, finalmente irá sair do papel. A adaptação do livro O Alienista foi autorizada pela direção do serviço de streaming na semana passada. Uma das questões que favoreceu a decisão é que o cenário usado pela obra será o mesmo de Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis da Globo.

Segundo o Notícias da TV, a reciclagem da cidade cenográfica gerou uma baixa no custo da produção e assegurou que o projeto, enfim, fosse aprovado. O curioso é que os cenários da trama de Dom Pedro II serão usados justamente pelo protagonista do novo folhetim da emissora carioca.

Como a obra literária é ambientada na mesma época em que o Brasil era governado pelo último monarca, não haverá implicação no reaproveitamento das fachadas de prédios e das casas.

Publicado há mais de 130 anos, O Alienista conta a história do médico Simão Bacamarte que, interessado pela psiquiatria, funda uma espécie de hospício, chamado de Casa Verde, em Itaguaí, e começa a estudar a loucura humana. Com humor, o autor discute a normalidade e a loucura, além de fazer uma sátira política.

A vontade de produzir essa obra é tanta, que, em 2018, no lançamento da minissérie Treze Dias Longe do Sol, Selton já havia falado sobre sua expectativa para a O Alienista: “A conversa já está avançada. Nós desenvolvemos em formato de minissérie, e estou esperando eles [da Globo] darem o sinal verde para realizar o trabalho. Espero poder fazer logo porque Machado é um clássico. Eu tenho muitas ideias na cabeça“, explicou ele, complementando que desejava tirar logo o projeto da gaveta. “Estamos numa fila de espera para entrar em produção. E é uma fila grande“.

O objetivo é aproveitar a cenografia e começar os trabalhos da série logo após o fim das gravações de Nos Tempos do Imperador, que iria estrear em março do ano passado, mas foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus. Para evitar qualquer contratempo, a emissora irá lançar a novela com os capítulos inteiramente gravados.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›