O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) causou grande repercussão ao decidir patrocinar a 17ª edição de A Fazenda, o popular reality show da Record, que estreia nesta segunda-feira (15). Essa ação foi interpretada como uma forma de marketing político alinhado a estratégias modernas de publicidade governamental.

🎬 Quando governos investem em reality shows
> É raro ver órgãos públicos patrocinando programas de entretenimento. A iniciativa do MDS com A Fazenda 17 combina comunicação social com grande alcance popular, atingindo milhões de telespectadores em potencial.
A parceria inédita entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e um dos programas de maior audiência da televisão brasileira marca uma nova fase na forma de engajamento de políticas públicas com o grande público, reforçando o papel da mídia governamental na comunicação social.
Parceria inédita
📢 Marketing político em alta definição
> Patrocinar programas populares permite ao governo aproximar políticas públicas de um público amplo, de maneira sutil e integrada, tornando a comunicação mais eficaz e engajadora.
Tradicionalmente associado a programas como Bolsa Família, Cadastro Único, Brasil Sem Fome e Cozinha Solidária, o MDS aposta em uma estratégia ousada para combinar entretenimento e conscientização social, em um modelo comparável ao de campanhas de comunicação promovidas por agências de publicidade do setor público.
👀 Engajamento garantido
> Integrar políticas públicas a conteúdos de entretenimento gera curiosidade e aumenta o tempo de atenção do público, incentivando que telespectadores se informem de forma natural enquanto acompanham o programa.
Ao associar seu nome a um programa de grande sucesso como A Fazenda 2025, o MDS visa ampliar a divulgação de suas ações e alcançar uma audiência ampla, engajando os telespectadores em temas de relevante interesse social, com foco também em transparência.

💼 Marcas de peso na Fazenda
> Além do MDS, marcas como Aurora, Betano, Centrum, PicPay e Sapatinho de Luxo reforçam a estratégia do reality, mostrando como publicidade integrada e entretenimento podem gerar alto impacto e engajamento.
Record se manifesta
Em resposta às especulações sobre o envolvimento do MDS, a Record fez questão de esclarecer que, apesar de ser um parceiro comercial, o MDS não foi oficialmente anunciado como patrocinador de A Fazenda 2025.
🔍 Transparência em foco
> Todas as ações do MDS durante o programa seguem critérios de transparência e objetivos institucionais, garantindo que recursos públicos sejam aplicados de forma ética e alinhada à comunicação social.
Segundo a emissora, o ministério estará presente durante a edição, mas apenas com ações comerciais alinhadas aos seus objetivos institucionais, visando um maior alcance e impacto junto a segmentos específicos da população, com base em critérios de audiência e engajamento de público. Esse posicionamento também busca garantir transparência no uso de recursos do setor público.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]