Guerra entre TVs na Bahia movimenta Record e SBT; Globo se mete
A guerra nunca esteve tão declarada entre Zé Eduardo, da Record Bahia, e Marcelo Castro, da TV Aratu, afiliada do SBT na região. O motivo é o chamado Golpe do Pix, crime que repercutiu há dois anos e que tem provocado uma verdadeira batalha diária entre os dois na televisão.
Na quinta-feira (22), na Record, Zé Eduardo tomou conhecimento de uma novidade no caso do golpe e desabafou por mais de 5 minutos no Balanço Geral BA. “Isso me abateu há dois anos. Dois anos de sofrimento, eu comecei a pensar: ‘Deus, onde está a Justiça?'”, questionou.
No programa do horário do almoço, ele ainda lamentou: “Abrimos as portas para esses dois elementos [Marcelo Castro e o produtor Jamerson Oliveira]. Se você perguntar: Zé, você perdoa?’. Eu perdoo. Ele tem uma mãe digna. A mãe do homem que hoje é acusado de liderar uma organização criminosa violentíssima. Eu conheci a mãe dele!”.
Marcelo Castro pega ar e faz ameaça no SBT
Já nesta sexta-feira (23), durante todo o Alô Juca, do SBT, Marcelo Castro garantiu que mostraria um material que comprometeria o apresentador da concorrência (sem citar nomes).
Quase no final do programa policial baiano, o ex-repórter queridinho da Record exibiu para seu público um gravador. Segundo ele, na fita estaria uma conversa de 2007 com a prova de que Zé Eduardo teria sido desligado da TV Aratu por supostamente ter extorquido um empresário.
Castro não deu detalhes do conteúdo da fita, apenas informou que o público deveria fazer uma busca sobre o apresentador e o ano de 2007. Além disso, ele destacou que essa atitude dele o colocaria em risco. “Pode acontecer alguma coisa comigo e com minha família. Isso aqui vai mexer com esse cara aí”, afirmou.
Em sua defesa, o apresentador do SBT ressaltou que é inocente e que a Justiça ainda não finalizou o caso, mas ele já estava sendo “condenado” por rivais.
Domingo Espetacular terá reportagem sobre caso
E o caso não tem sido notícia somente nas TVs locais. A imprensa nacional tem acompanhado o chamado Golpe do Pix, que vai ganhar ainda mais notoriedade no próximo domingo (25).
O Domingo Espetacular, da Record, exibirá uma grande reportagem para falar das novidades envolvendo a polêmica na Bahia.
O que é o Golpe do Pix que abala afiliadas de Record e SBT?
Nesta semana, a TV Bahia, afiliada da Globo, também decidiu entrar no meio da confusão. O canal produziu uma longa reportagem sobre o Golpe do Pix. O Ministério Público da Bahia afirmou que a associação criminosa era chefiada pelos jornalistas Marcelo Valter Amorim Lyrio Castro, de 26 anos,e Jamerson Birindiba Oliveira, de 29.
Na condição de repórter, Marcelo Castro apresentava os programas, entrevistas as vítimas, realizava os pedidos de doações em nome dos entrevistados e informava a chave PIX que aparecia na tela.
Jamerson Oliveira, por sua vez, era o editor-chefe do programa e autorizava a inserção e exibição da chave PIX para as doações.
A Globo informou que, com base no MP-BA, ele estava ciente que o endereço financeira pertencia a um dos integrantes do grupo criminoso.
Confira:
🚨No Alô Juca, Marcelo Castro mostra um gravador com uma conversa referente ao ocorrido em 2007 quando Zé Eduardo teria sido desligado da Tv Aratu, acusado, SEGUNDO SITE, de extorquir um empresário.
Link: https://t.co/5ejziWg3rI pic.twitter.com/ja9jDoLzsC
— Danzinho 👑🔟 (@eudanzinho) August 23, 2024
Desabafo completo de Zé sobre Marcelo Castro e Jamerson. @bocaoduda @Audi_Bahia pic.twitter.com/yIufojYSD2
— Danzinho 👑🔟 (@eudanzinho) August 22, 2024
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].