Há 25 anos, bispo chutava imagem de Nossa Senhora e causava polêmica na Record

Record
Há 25 anos, Sergio von Helder causou polêmica com chute em santa em programa na Record (Imagem: Reprodução/ Youtube)

Há 25 anos, em plena madrugada do dia 12 de outubro de 1995, uma cena ficava marcada no Brasil. O pastor Sergio von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, apareceu no palco do programa Palavra de Vida, da Record, e chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Sim, em pleno dia em que os católicos festejam a santa, o então bispo da Universal desferiu chutes, ofendendo, assim, milhões de brasileiros. E não só isso. Von Helder também tentava fazer, por meio da sua pregação, com que os telespectadores não acreditassem em santos ou imagens.

“Nós estamos mostrando que, olha só, isso aqui não funciona! Isso não é Deus. R$500, e tem gente que compra. Será que Deus pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível?”, disparava o religioso, aos gritos, enquanto chutava a imagem.

As atitudes do ex-integrante da Igreja Universal viraram motivo de revolta, principalmente depois de uma reportagem de um extinto veículo do Grupo Folha e também da exibição de uma matéria no Jornal Nacional, da Globo.

Após a polêmica, a igreja de Edir Macedo, dono da Record, chegou a pedir desculpas e, anos depois, nas suas biografias, falou que este teria sido um dos mais erros da sua história. Na época, cabe lembrar, muitos fiéis optaram por deixar de ir aos cultos, com raiva da atitude do pastor.

Em 2015, para Roberto Cabrini, no SBT, Macedo revelou: “O chute na santa é um chute no estômago, para não dizer em um lugar mais baixo. Aquele chute foi a pior coisa que aconteceu dentro do trabalho da Universal, porque não é o nosso estilo agredir religião de ninguém”.

Ameaçado de morte, Sergio von Helder deixou o Brasil e viveu em países como México e Estados Unidos por anos. Agora, ele continua atuando como pastor em igreja evangélica menor no interior do Brasil. Não há muitas informações sobre sua trajetória, desde o polêmico caso com a santa.

Confira o vídeo da reportagem do Jornal Nacional:

CONTINUE LENDO →

Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna “Do Fundo do Baú”, publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com