Os fãs mais veteranos de reality show certamente vão se lembrar da Casa dos Artistas, sucesso no SBT entre 2001 e 2004. No entanto, um problema gravíssimo chegou a tirar o programa do ar, deixando Silvio Santos possesso com a novidade ingrata.
VEJA ESSA
O programa consistia basicamente em famosos confinados numa casa, disputando o prêmio principal em dinheiro, passando por provas, eliminações e todo estresse da falta de privacidade.
A Casa dos Artistas fazia tanto sucesso que o final da primeira — das quatro — temporada bateu 47 pontos de audiência, com picos de 55, sendo a maior da história do SBT e batendo a Globo, que pontuava 18 na ocasião.
Bárbara Paz, Rafael Vanucci, Sérgio Paiva e Carol Hubner foram os vencedores do programa, apresentado por Silvio e dirigido por Rodrigo Carelli — que hoje atua nos bastidores de A Fazenda e realities da Record, na mesma função.
Na terceira edição teve a inédita participação de fãs, confinados junto a seus ídolos e competindo em pé de igualdade. Na última, aspirantes a atores foram selecionados, buscando visibilidade na casa, com atividades que testavam seus talentos a todo tempo.
Relembre:
Casa dos Artistas é suspensa ao vivo e Silvio Santos tem reação rápida no SBT
Logo de cara, a pessoa poderia ver claras semelhanças do reality comandado por Silvio Santos, com o Big Brother Brasil, que estreou em 2002.
O ponto é que apesar da atração da Globo ter estreado 1 ano após a do SBT, a “vênus platinada” comprou o formato da Endemol com antecedência — que antes foi dispensado pelo rival.
Com isso, o canal do BBB entrou com um processo para tirar a Casa dos Artistas do ar, alegando plágio, e conseguiu que isso fosse possível por 2 dias. Uma mensagem foi exibida ao vivo, e o Programa do Ratinho ocupou a faixa.
Pouco tempo depois, a Justiça suspendeu a medida, esperando que a ação judicial fosse concluída para uma ação mais definitiva.
Foi em março de 2015 que o resultado saiu, com o Superior Tribunal de Justiça julgando procedente a ação da Globo contra o SBT, condenando o pagamento de uma multa em torno de R$ 18 milhões.
Confira:
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.