Humoristas do Casseta & Planeta recordam morte de Bussunda e ajuda de Galvão Bueno

Bussunda
Bussunda é homenageado por colegas do Casseta & Planeta (Imagem: Reprodução / Globo)

Parte do elenco do extinto Casseta & Planeta recordaram a morte de Bussunda, morto há 15 anos, vítima de um infarto durante a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. “O momento mais difícil da carreira [do humorístico na TV]”, desabafou Beto Silva.

“O Bussunda não nos deixou, o Bussunda morreu! Não foi uma escolha de nenhuma das partes”, declarou Marcelo Madureira ao UOL. A morte precoce do humorista provocou um vazio enorme no elenco, que estava recheado de trabalho por causa da competição.

Lidar com o luto e se recuperar da tragédia só foi possível graças ao trabalho do diretor José Lavigne, que colocou no ar um especial com os melhores momentos de Bussunda. Na semana seguinte após a morte dele, a Globo usou um material já gravado para o programa.

Quem também foi fundamental nos primeiros dias pós-morte do comediante foi Galvão Bueno. Claudio Manoel pensou que se tratava de uma entrevista, mas o narrador queria apenas prestar condolências e lembrar que, o que o ajudou a superar a morte de Ayrton Senna, em 1994, foi “meter as caras” no trabalho.

Depois da Copa do Mundo de 2006, o programa durou quase 10 anos no ar. “O programa durou mais seis anos depois da morte do Bussunda, acho que ele ia ficar muito puto se soubesse que o programa acabou por causa dele”, avaliou.

O Globoplay anunciou nesta semana a estreia da série documental sobre a vida e obra do artista. Intitulada Meu Amigo Bussunda, o projeto foi dirigido por Claudio, pela filha Júlia Vianna e pelo diretor Micael Langer.

“Ele era um tipo diferente”, disse Hubert Aranha. “Fazer essa série é fazer mais uma viagem com o Bussunda: revisitando memórias, pessoas e lugares. É um jeito de ficar próximo de um grande amigo”, entendeu Manoel.

No documentário, alguns vídeos do famoso foram resgatados. “Eles me achavam engraçado e me chamaram pra fazer. Demorei uns dois anos pra escrever o meu primeiro texto. Eu ia para as reuniões da revista e ficava falando besteira”, contou.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›