A nova temporada de A Fazenda 17 segue surpreendendo em Goiânia. Na noite de terça-feira (17), o reality rural da Record chegou a 8 pontos de pico, durante a formação da primeira baia e definição do grupo que disputará o posto de “peão da semana”. A Globo, por sua vez, chegou a ficar dois pontos atrás.

Globo perde força nas manhãs
A dificuldade da líder de audiência não se restringe ao horário nobre. Programas como o Encontro com Patrícia Poeta e o Mais Você, de Ana Maria Braga, já foram derrotados em algumas ocasiões por SBT e Record na capital goiana.
Novelas em baixa entre os goianienses
As produções de dramaturgia da Globo também enfrentam resistência no público local, com índices de audiência menores quando comparados a outras regiões metropolitanas do país.
Contexto político e cultural
Goiânia é considerada um reduto conservador. Nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro obteve 63,95% dos votos no segundo turno, contra 36,05% de Lula. Esse perfil político-cultural ajuda a explicar parte da rejeição à emissora, frequentemente associada a uma linha editorial progressista.
Estratégias da Globo não surtiram efeito
Para tentar conquistar os goianos, a Globo já produziu matérias locais e ambientou tramas na região, como a série Rensga Hits e a próxima novela das sete, Coração Acelerado, voltada para o universo feminejo. Até agora, porém, a estratégia não rendeu os resultados esperados.

Substituição no Mais Você?
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]