Ibope da TV: Globo dispara na Copa e atinge mais de 130 milhões de brasileiros nos primeiros 23 dias
Se dentro de campo a Copa do Mundo 2026 terminou em decepção para o torcedor brasileiro, dentro da Globo o clima é de festa com o ibope.
As transmissões do Grupo Globo alcançaram nada menos que 133 milhões de pessoas nos primeiros 23 dias do Mundial, período que vai da abertura do torneio até o fim da primeira fase do mata-mata.
O número impressionante é a soma dos resultados de três frentes do grupo: a TV Globo, o SporTV e a GeTV, o canal esportivo gratuito da empresa no digital.
As 33 maiores audiências são da Globo
O domínio da emissora no torneio é absoluto. Segundo o levantamento, a TV Globo registrou, até aqui, as 33 maiores audiências da Copa no Brasil.
O recorde veio em 24 de junho, na vitória do Brasil sobre a Escócia pela última rodada da fase de grupos: 39 pontos de pico no PNT.
Para dimensionar o tamanho disso: cada ponto no painel nacional equivale em 2026 a 277.670 domicílios ou quase 700 mil espectadores.
Ou seja, só naquele jogo, o placar do ibope representou dezenas de milhões de brasileiros ligados na TV aberta ao mesmo tempo.
SporTV esmaga a concorrência na TV paga
Na televisão por assinatura, a Copa colocou o SporTV em outro patamar: o canal assumiu a liderança isolada do segmento, com audiência média cinco vezes maior que a dos segundos colocados nos horários das partidas.
No digital, crescimento explosivo
A força da cobertura também aparece fora da telinha. Nas redes sociais, o projeto Globo + “2026 Convocados” registrou desempenho 13 vezes maior em visualizações de vídeos na comparação com a Copa de 2022.
Já o portal GE cresceu 15% em visualizações diárias, 31% em vídeos e 32% em alcance diário durante o torneio, com pico na cobertura da vitória do Brasil sobre o Japão no mata-mata, que atraiu 74% mais usuários que a média do ano.
E agora, sem o Brasil?
O grande teste da emissora começa agora. Com a eliminação da Seleção para a Noruega nas oitavas de final, a reta final do Mundial seguirá na tela sem o principal chamariz do público.
A emissora ainda exibe dois jogos das quartas, uma semifinal e a grande final, em 19 de julho, para tentar manter os números nas alturas até o apito final.
Sou jornalista formado pela UNIFG, tenho 26 anos e combino a vivência da grande redação com a dinâmica da comunicação digital. Minha trajetória inclui uma sólida experiência – com mais de 6 anos - como redator, onde atuei em diversas editorias, como Esportes, Entretenimento e Cidades. Além do jornalismo online, possuo forte atuação em Assessoria de Imprensa e Social Media. Tenho experiência pela criação de estratégias de conteúdo para redes sociais, o que inclui a produção e edição de vídeos em ferramentas como CapCut e Canva. Essa bagagem multimídia me confere versatilidade, agilidade e a capacidade de traduzir pautas complexas em conteúdos dinâmicos para diferentes plataformas e públicos. Instagram: @manueldiasoficial
