Ignorado na TV, Gugu Liberato ganha homenagem do SBT no YouTube

Gugu Liberato
Gugu Liberato à frente do Viva a Noite; SBT disponibiliza edição do programa no YouTube (Imagem: Moacyr dos Santos / SBT)

Ao longo desta quinta-feira (28), todas as emissoras dedicaram boletins e plantões à cobertura do velório de Gugu Liberato. Exceto o SBT. A casa onde Gugu fez história restringiu a notícia ao Primeiro Impacto, retomando o assunto apenas no SBT Brasil. O Fofocalizando, ao vivo, não deu uma vírgula sobre o assunto. O canal, porém, prestou homenagens a Gugu através do YouTube.

O canal disponibilizou, através do “quadro” #tbtSBT, uma das primeiras edições do Viva a Noite (1982). O programa foi responsável pela consolidação de Gugu como apresentador. O êxito da atração nas noites de sábado despertou o interesse da Globo, que o contratou em 1987; Silvio Santos, porém, negociou a volta do pupilo antes mesmo de sua estreia na concorrência, entregando a ele boa parte da grade de domingo.

O registro histórico guarda algumas peculiaridades. Nada do formato que consagrou o Viva a Noite, como o quadro Sonho Maluco, está ali. O programa se restringe a disputas de casais, como maratonas de dança. O grupo As Melindrosas responde pelas avaliações; uma das integrantes, Paula, é apresentada por Gugu com prima de Gretchen – então no auge do sucesso com o hit Melô do Piripiri.

Chama atenção também o fato do Viva a Noite ser exibido às terças-feiras – a produção foi transferida para os sábados em 1983 – e o agradecimento de Gugu à audiência: “Que alegria vocês me deram semana passada. Nosso programa liderou a audiência em São Paulo, Rio de Janeiro e em todo o Brasil“. Na ocasião, o apresentador disputava a preferência do público com a série Duro na Queda, a reprise da novela Dancin’ Days (1978) e o Jornal da Globo.

O único “senão”: a publicação foi feita de forma pouco cuidadosa, com o último bloco do Viva a Noite abrindo o vídeo; o início da edição é exibido por volta de 5 minutos, após os créditos de encerramento. Nos comentários, fãs celebraram a investida – e criticaram o SBT pela ausência de notícias sobre o velório de Gugu ao longo do dia. Até a última consulta do RD1, a publicação somava mais de 9 mil visualizações.

Confira:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.