Igreja Universal entra na Justiça pedindo “imunidade tributária” para equipamentos de TV

Da Redação

27/08/2018

Edir Macedo, proprietário da Igreja Universal do Reino de Deus e da Record (Imagem: Reprodução)

Estão em curso na Justiça cerca de 12 ações da Igreja Universal do Reino de Deus, de propriedade de Edir Macedo, contra o governo de São Paulo.

A entidade religiosa afirma ter direito à imunidade tributária, segundo a Constituição; por isto, solicita a isenção de cerca de R$ 5 milhões em impostos para a importação de equipamentos de produção de televisão – como câmeras de estúdio e externa, ilhas de edição e softwares.

O Estado, porém, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, indica que a importação dos equipamentos não se enquadra nos artigos previstos em lei. E ressalta a ligação da Universal com “canais de televisão”, com fins comerciais – no caso, a Record, também propriedade de Macedo: “Sob o pretexto de que é entidade religiosa, a autora está pretendendo obter uma imunidade para uma verdadeira emissora de televisão, o que nada tem a ver com as suas atividades”, afirma.

A igreja rebate a acusação, alegando produzir conteúdo evangélico não só para a Record, como também para Band, CNT, RedeTV! e SBT. E tendo por objetivo principal o alcance do maior número de pessoas “sofridas”, levando até estas o Evangelho.

“A Universal sempre utilizou meios de comunicação social como TV, rádio e internet para ultrapassar a barreira da distância física e levar uma palavra de vida e fé a qualquer pessoa”, garantiu a entidade, em nota à Folha.

Os processos de isenção foram deflagrados como se atendessem, cada um, a uma determinada sede da Igreja Universal – inclui-se aqui o departamento de TV do Templo de Salomão, em São Paulo. Contra o governo paulistano, a igreja acumula mais vitórias do que derrotas.

Já em relação às compras para a TV HD IURD Rio de Janeiro, a juíza Juliana Pitelli considerou que “não há como afirmar que seu uso será exclusivamente para fins religiosos e não lucrativos”, dando razão ao Estado.

Saiba Mais:

Cristianne Fridman entrega todos os capítulos de “Topíssima” à Record

Record adota medida para evitar “estimulação excessiva” entre funcionários

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.