Igrejas evangélicas mudam estratégia, param de investir na TV aberta e buscam novo foco

Igrejas evangélicas
Igrejas evangélicas deixaram de anunciar na TV e buscam novo método (Imagem: Reprodução)

As igrejas evangélicas estão mudando seu foco e pararam de investir dinheiro nas TVs abertas, deixando apenas inserções para a Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo informações do site F5, apenas a ordem liderada por Edir Macedo está presente nas maiores redes do país.

Até mesmo canais com cobertura nacional, como a RedeTV!, TV Gazeta e CNT, não estão conseguindo fechar contratos com as igrejas.

A procura tem sido apenas para àquelas que estão em crescimento e precisam, de fato, de um canal para ter uma visibilidade maior.

Fundada em janeiro deste ano, a Igreja Unida Deus Proverá, por exemplo, foi quem comprou duas horas na programação matinal da Band no fim do mês passado.

Desde então, a unidade é quem produz o programa Desperta Brasil, trazendo notícias, fofocas e alguns momentos de pregação.

No passado, de acordo com o Ministério Público Federal, as igrejas eram responsáveis por investir mais de R$ 1 bilhão em compras de horários na TV. A marca não é ultrapassada nos dias atuais, com uma queda significativa de 24%.

A marca está inflacionada justamente pela quantia que a Universal investe na programação da própria Record. No ano passado, por exemplo, a igreja injetou R$ 907 milhões no canal, 10% a mais do que em 2021.

O valor foi justamente para enfrentar a crise financeira, resultando em demissões no canal neste ano. Após o corte de gastos, a previsão é que a Universal aplique uma menor quantia na empresa.

Houve ainda uma renegociação da IURD com outros canais. Na RedeTV!, a igreja conta com três horas na programação e conseguiu reduzir o valor sem mexer nesta marca.

Na TV Gazeta, o grupo conta com 13 horas na programação e o valor foi alterado para R$ 15 milhões, após uma exigência de que a marca aparecesse em ao menos quatro horas no horário nobre.

Igrejas evangélicas apostam em novo cenário para atrair público

Outras igrejas, no entanto, têm apostado em investir em outra área. É o caso da Mundial do Poder de Deus, que tem focado na internet atualmente.

Com Denis Munhoz como representante nos Estados Unidos, a igreja tem injetado uma quantia significativa nas redes sociais.

Em entrevista ao F5, o ex-executivo da Record e RedeTV! explicou que as coisas mudaram, já que as igrejas não tinham outra opção, além das TVs aberta, mas agora a internet trouxe um novo caminho.

Ainda não é o mesmo alcance da TV aberta, mas com a internet dá para tocar. E os custos de manutenção da internet são bem mais baixos“, ressaltou.

Como exemplo, o empresário indicou o pastor Valdemiro Santiago, que já tem mais de 300 mil seguidores no YouTube e, há dez anos, era necessário pagar uma fortuna para que uma igreja conquistasse algo do tipo.

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Guinho SantosGuinho Santos
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.