Igrejas evangélicas mudam estratégia, param de investir na TV aberta e buscam novo foco

Igrejas evangélicas

Igrejas evangélicas deixaram de anunciar na TV e buscam novo método (Imagem: Reprodução)

As igrejas evangélicas estão mudando seu foco e pararam de investir dinheiro nas TVs abertas, deixando apenas inserções para a Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo informações do site F5, apenas a ordem liderada por Edir Macedo está presente nas maiores redes do país.

Até mesmo canais com cobertura nacional, como a RedeTV!, TV Gazeta e CNT, não estão conseguindo fechar contratos com as igrejas.

A procura tem sido apenas para àquelas que estão em crescimento e precisam, de fato, de um canal para ter uma visibilidade maior.

Fundada em janeiro deste ano, a Igreja Unida Deus Proverá, por exemplo, foi quem comprou duas horas na programação matinal da Band no fim do mês passado.

Desde então, a unidade é quem produz o programa Desperta Brasil, trazendo notícias, fofocas e alguns momentos de pregação.

No passado, de acordo com o Ministério Público Federal, as igrejas eram responsáveis por investir mais de R$ 1 bilhão em compras de horários na TV. A marca não é ultrapassada nos dias atuais, com uma queda significativa de 24%.

A marca está inflacionada justamente pela quantia que a Universal investe na programação da própria Record. No ano passado, por exemplo, a igreja injetou R$ 907 milhões no canal, 10% a mais do que em 2021.

O valor foi justamente para enfrentar a crise financeira, resultando em demissões no canal neste ano. Após o corte de gastos, a previsão é que a Universal aplique uma menor quantia na empresa.

Houve ainda uma renegociação da IURD com outros canais. Na RedeTV!, a igreja conta com três horas na programação e conseguiu reduzir o valor sem mexer nesta marca.

Na TV Gazeta, o grupo conta com 13 horas na programação e o valor foi alterado para R$ 15 milhões, após uma exigência de que a marca aparecesse em ao menos quatro horas no horário nobre.

Igrejas evangélicas apostam em novo cenário para atrair público

Outras igrejas, no entanto, têm apostado em investir em outra área. É o caso da Mundial do Poder de Deus, que tem focado na internet atualmente.

Com Denis Munhoz como representante nos Estados Unidos, a igreja tem injetado uma quantia significativa nas redes sociais.

Em entrevista ao F5, o ex-executivo da Record e RedeTV! explicou que as coisas mudaram, já que as igrejas não tinham outra opção, além das TVs aberta, mas agora a internet trouxe um novo caminho.

Ainda não é o mesmo alcance da TV aberta, mas com a internet dá para tocar. E os custos de manutenção da internet são bem mais baixos“, ressaltou.

Como exemplo, o empresário indicou o pastor Valdemiro Santiago, que já tem mais de 300 mil seguidores no YouTube e, há dez anos, era necessário pagar uma fortuna para que uma igreja conquistasse algo do tipo.

Guinho Santos
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Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.