Uma enorme incêndio entristeceu a todos neste domingo (2) envolvendo o museu mais antigo do país, o Museu Nacional subordinado à UFRJ. A tragédia começou por volta das 19h30 e destruiu a maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens.
O fogo foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3), mas durou tempo o suficiente para fósseis, registros históricos, múmias e importantes obras de arte virarem apenas cinzas.
Os famosos se solidarizaram e fizeram protestos e desabafos na web. O digital influencer Hugo Gloss postou em seu Instagram: “A nossa história sendo queimada diante dos nossos olhos. Uma tragédia anunciada. Que tristeza!”.
https://www.instagram.com/p/BnPoxnsHuUf/?taken-by=hugogloss
Outro grande desabafo foi o da atriz Marina Ruy Barbosa, que lamentou: “Símbolo de um Brasil que desaba. A história do nosso país sendo lambida pelo fogo. Não é a primeira vez. O MAM queimou, o acervo de Helio Oiticica queimou, Cinemaca Brasileira pegou fogo, o Museu da Língua Portuguesa também foi queimado! É muita falta de amor ao Brasil, cultura e história”. A seguir, a manifestação de outros famosos.
https://www.instagram.com/p/BnQ_enghPfc/?taken-by=marinaruybarbosa
https://www.instagram.com/p/BnQNtuZB3nO/
https://www.instagram.com/p/BnRgThAgy9i/
https://www.instagram.com/p/BnRRtmjALr8/
https://www.instagram.com/p/BnRWXcKAQxF/
https://www.instagram.com/p/BnRV0MtDNft/
https://www.instagram.com/p/BnRYVlWgzO3/
https://www.instagram.com/p/BnQapZzHEHK/?tagged=342museunacional
https://www.instagram.com/p/BnQxcD0FTZW/?tagged=342museunacional
https://www.instagram.com/p/BnQCV40jGYd/?taken-by=caetanoveloso
https://www.instagram.com/p/BnRStkoALAG/
Falta de verba e reforma foram “causadores” do incêndio
Apesar do incêndio ainda não ter um culpado, segundo os diretores e funcionários do museu, a instituição foi drasticamente afetada pela crise política e financeira da UFRJ e está três anos funcionando com orçamento reduzido.
Muitos manifestantes invadiram a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio (local do museu) para protestar contra o teto de gastos efetivado pelo governo de Michel Temer (MDB), que reduziu grande parte dos recursos para os setores de ciência e educação.
Em resposta a todo o caos, o Ministério da Educação lamentou e assumiu responsabilidade, afirmando que não medirá esforços para auxiliar a UFRJ no que for necessário para a recuperação do patrimônio histórico.
Saiba Mais:
“Conexão Repórter” mostra como está o pastor Marcos Pereira nesta segunda (3)
“Câmera Record” mostra os ‘superidosos’ que passam dos 80 anos com vitalidade neste domingo (2)