Instituto Brasileiro de Coaching se posiciona sobre polêmica em “O Outro Lado do Paraíso”

Marcus Marques é presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (Imagem: Reprodução / Twitter) 

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) resolveu se manifestar a respeito da abordagem infeliz do autor Walcyr Carrasco sobre a profissão em sua atual novela, “O Outro Lado do Paraíso”, sucesso no horário nobre da Globo.

Entendemos que a partir da cena pode haver uma conotação de que o coaching lida com traumas, mas acreditamos que essa confusão foi exageradamente acentuada frente ao contexto dramatúrgico: na cena, duas irmãs conversam informalmente sobre o bloqueio sexual de uma amiga”, explica Marcus Marques, diretor-executivo da entidade.

“Vale lembrar ainda que a personagem Adriana é uma advogada e tem conhecimentos de coaching e hipnose e por isso foi requisitada pela irmã para ajudar a amiga. Ela não está atuando puramente no papel de uma coach profissional ou de uma terapeuta, mas, sim, no papel de irmã. Se assistirmos a cena detalhadamente e com imparcialidade, observaremos que não foi oferecido nenhum tratamento de trauma com o coaching e que as personagens nem sabem que a amiga tem algum tipo de trauma”, acrescenta.

Marques admite, no entanto: “Trauma proveniente de abuso sexual não é, de fato, demanda para coaching. Esta é uma demanda que pode, sim, ser abordada com hipnose ericksoniana, desde que o profissional tenha experiência terapêutica”. 

O presidente do IBC falou também sobre a ação de merchandising paga pelo instituto para inserir o nome do mesmo na ação do folhetim global. “Quando percebemos que o coaching havia sido inserido no enredo da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’ pelo próprio autor de forma espontânea, enxergamos que havia uma oportunidade de difundir ainda mais o coaching e o IBC através de uma ação em parceria com a Globo”.

“A ação não teve como objetivo orientar ou direcionar a aplicação do coaching e hipnose na novela, nem a característica da personagem coach ou dos desafios com os quais ela lidaria. Todo o contexto de coaching e hipnose na novela foi definido e planejado pelo autor. Trata-se de ficção, e com base nisso, estabelecem-se as cenas, diálogos e personagens com total autonomia”, reforçou Marques.

Saiba Mais:

“O Outro Lado do Paraíso”: Renato arma para se casar com Clara

“O Outro Lado do Paraíso”: Sophia dá rasteira em Gael

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.