“Foi por suicídio a morte do voluntário da testagem da CoronaVac…”. Foi assim que Renata Vasconcellos deu início ao JN da última terça-feira (10). O telejornal mostrou a estupidez do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que decidiu politizar a corrida pela vacina contra a Covid-19.
VEJA ESSA
De forma estridente, o presidente do país comemorou a morte do voluntário em resposta ao clima de guerra com o governador João Doria (PSDB). William Bonner emendou a fala da parceira de bancada e ressaltou que “o presidente Jair Bolsonaro erra ao atribuí-la à vacina produzida no Instituto Butantan”.
Renata continuou com a escalada e destacou que o discurso do “capitão” provocou “espanto e repulsa ao comemorar como vitória dele o que achava ser um fracasso de uma arma contra a Covid”.
Por volta das 21h da noite, 20 minutos após o início do telejornal, a Globo exibiu quatro reportagens sobre o mesmo assunto: sobre a morte do voluntário (6 minutos), a resposta da Anvisa pela suspensão dos testes (7 minutos), o ataque de Bolsonaro a vacina (5 minutos), e o discurso do presidente, que mais uma vez menosprezou os efeitos da pandemia (2 minutos).
A última matéria, aliás, deixou Bonner e Renata visivelmente constrangidos. Após o Chefe do Executivo ter chamado o país de “maricas”, ter colocado a pandemia muito abaixo da realidade dos fatos e cogitar uma guerra com Joe Biden, presidente eleito dos EUA, a dupla do JN reagiu: enquanto o âncora parou por alguns segundos antes de retomar o jornal, a sua parceira respirou fundo e seguiu com as notícias da noite.
Confira:
JAIR BOLSONARO
– Todo mundo vai morrer. O Sérgio vai morrer um dia. Não é, Serjão? […] tem que deixar de ser um país de MARICAS!#JornalNacional #JN pic.twitter.com/s39vb7M91p— Luiz Ricardo (@excentricko) November 11, 2020
JAIR BOLSONARO x JOE BIDEN
Sobre sanções econômicas por conta do desmatamento da Amazônia:
– Apenas a diplomacia não dá. Quando acabar a saliva, tem que ter PÓLVORA.#JornalNacional #JN pic.twitter.com/2Y2g1VQDph— Luiz Ricardo (@excentricko) November 11, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].