Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última segunda-feira (24), o JN produziu uma matéria que desmentiu uma teoria levantada por sites bolsonaristas contra o repórter do jornal O Globo ameaçado pelo político. No entanto, o principal telejornal da TV usou um vídeo verdadeiro como se fosse falso.
VEJA ESSA
Jornalista, Samuel Pancher publicou o vídeo no Twitter do momento em que o Chefe do Executivo ameaçou bater no jornalista da Globo. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) compartilhou o vídeo dele, mas deu a entender que se tratava do vídeo adulterado pelos bolsonaristas.
A Globo compartilhou o post do filho do presidente e provocou discussões sobre a veracidade do vídeo. Pancher fez um desabafo esclarecendo que o JN “abriu margem para interpretação” de que tinha feito uma postagem com um vídeo falso.
A Agência Lupa comprovou que o jornalista não foi peça da desinformação. “Ontem, uma matéria do Jornal Nacional abriu margem para interpretação de que eu postei um vídeo adulterado”, explicou.
“Essa é uma checagem da agência Lupa deixando claro que não tenho qualquer relação com a versão editada”, avisou. Samuel revelou que o jornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos não quis alterar o VT.
Confira:
? Importante ?
Ontem, uma matéria do Jornal Nacional abriu margem para interpretação de que eu postei um vídeo adulterado.
Essa é uma checagem da agência Lupa deixando claro que não tenho qualquer relação com a versão editada.
Como o JN não quis alterar o VT, fixo esse tweet pic.twitter.com/tVCuZCy6qz
— Samuel (@SamPancher) August 25, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].