João Côrtes se lança como diretor e atua em inglês em três séries diferentes

João Cortês

João Cortês se lança como diretor e estreia séries em inglês (Imagem: Reprodução / Instagram)

João Côrtes tem conquistado cada vez mais espaço no universo artístico e se destacado em todas as frentes que tem atuado. Prova disso é que o ator já foi premiado em festivais de Portugal, da Alemanha, dos Estados Unidos e da Coréia do Sul com o lançamento de Nas Mãos de Quem Me Leva, seu primeiro longa como roteirista e diretor.

Fizemos um longa-metragem 100% independente, e mesmo dentro do contexto que nos encontramos hoje no Brasil, conseguimos lançá-lo. Escrevi e dirigi esse filme com todo o meu coração. Espero que minha arte possa tocar as pessoas que a vejam“, disse em entrevista à colunista Michelle Carvalho.

O resultado é fruto de um trabalho de quatro anos, período que durou todo o processo até que o filme ficasse totalmente pronto. Agora, a obra está disponível nas plataformas digitais: iTunes, Google Play, YouTube Play, Net NOW, Looke, Vivo Play e AppleTV.

Tanto esforço parecia ter sido comprometido quando, após escrever, filmar e finalizar a produção, uma pandemia paralisou o mundo bem na hora do seu lançamento.

Ano passado, estávamos todos apreensivos, sem saber qual seria o rumo do audiovisual, do entretenimento, do país inteiro. A ideia inicial era lançar em 2020, mas por conta da pandemia, os planos mudaram e tivemos que nos adaptar“, explicou.

João lamentou não estar presente em nenhum dos festivais para os quais inscreveu o filme. “É uma pena, mas o que estamos vivendo como sociedade é muito mais urgente e importante. Ficamos extremamente gratos de ter nosso filme aceito em festivais pelo mundo, ganhando prêmios, sendo reconhecido. Isso nos restaurou a fé na arte“, declarou.

Apesar do árduo trabalho na direção, o lado “ator” do rapaz não ficou de lado. Ele integra o elenco de O Anjo de Hamburgo, primeira série falada totalmente em língua inglesa e que deve estrear no Globoplay – além de The American Guest, da HBO e The Journey.

O Anjo de Hamburgo foi uma das melhores experiências que já tive como ator. Eu já tenho intimidade com a língua inglesa desde pequeno e sempre fui muito influenciado e inspirado pelo cinema internacional. Não só americano como o europeu. Meu personagem é o Wilfried Schwartz, um jovem soldado alemão nazista, de Hamburgo, que acaba de retornar da guerra, e se encontra em um estado de choque pós-traumático. Ele tenta relatar as vivências do campo de guerra para o personagem do Rodrigo Lombardi, o médico João Guimarães Rosa“, contou.

Já The American Guest e The Journey foram meus primeiros dois trabalhos em inglês. No primeiro, vivo o Major Thomas Reiz, o cinegrafista e braço direito do Marechal Cândido Rondon (Chico Diaz) – na expedição que ele realizou pela Amazônia em 1914, ao lado do ex-presidente Theodore Roosevelt (Aidan Quinn). Filmamos por 50 dias na Amazônia, depois fomos para a Chapada dos Guimarães, e terminamos em São Paulo. Em The Journey , eu interpreto Joel, numa produção que conta a história de quatro amigos, desde a infância até a vida adulta. As cenas foram gravadas tanto em português quanto em inglês“, concluiu.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.