A seleção brasileira vem passando por uma crise profunda ao longo dos últimos anos. Com uma série de maus resultados em sequência, boa parte dos torcedores e da própria crônica esportiva já fala na possibilidade de um treinador estrangeiro assumir o comando da “amarelinha”. E, por isso, muitos fãs de futebol estão conferindo a lista de plataformas legalizadas no brasil para fazer suas apostas.
Recentemente, Jorge Jesus, que se tornou um dos grandes ídolos da história do Flamengo,
time da maior torcida do Brasil, declarou que treinar a seleção brasileira é ‘uma ambição’.
Em entrevista ao portal Mais Futebol, o treinador, que atualmente está no comando do Al Ahli, da Arábia Saudita, disse que tem este desejo, mas acredita que ainda é difícil que um estrangeiro assuma, de fato, o comando da seleção brasileira.
“Só gosto de trabalhar em clubes que ganhem títulos. Eu nunca fui para a Inglaterra treinar porque não tive um convite do top 5. A seleção brasileira é diferente. É uma ambição, não nego. Mas será difícil, eu acho. No Brasil, dificilmente um treinador estrangeiro entra na seleção do Brasil, acho eu. Pode ser que mude, mas dificilmente. Eles não estão muito para que um treinador estrangeiro treine a seleção”, disse Jorge Jesus.
Ao longo dos últimos anos, os treinadores brasileiros têm sido muito contestados no país. Por conta disso, diversos estrangeiros foram contratados para trabalhar nos principais clubes daqui. Jorge Jesus é um exemplo, assim como Abel Ferreira, que já está há quatro anos no Palmeiras, e Artur Jorge, líder do Brasileirão com o Botafogo.
Carlo Ancelotti
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parece estar disposta a investir na contratação de um treinador estrangeiro. No ano passado, a entidade chegou a anunciar um acerto com o experiente Carlo Ancelotti.
O italiano, porém, acabou estendendo seu vínculo com o Real Madrid e jamais assumiu a seleção brasileira, que optou por selar um acordo com Dorival Júnior.
Embora nunca tenha sido considerado um dos principais treinadores brasileiros, Dorival vinha de bons trabalhos à frente do Flamengo e do São Paulo. No entanto, ele já tem sido muito questionado pelos torcedores, principalmente após a má campanha na Copa América.
Na ocasião, a seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final, na disputa de pênaltis, para o Uruguai. Em quatro jogos disputados no torneio, o Brasil empatou três e ganhou apenas um.
Passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo
A relação de Jorge Jesus com os torcedores brasileiros começou em 2019, quando o treinador português assumiu o comando do Flamengo.
Em uma breve passagem pelo clube carioca, Jorge Jesus conquistou mais títulos do que sofreu derrotas. Foram 57 partidas no comando do Flamengo, com 43 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas.
E nesse período o português conquistou cinco títulos: Copa Libertadores (2019), Brasileirão (2019), Supercopa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2020) e Campeonato Carioca (2020).
Por tudo isso, seu nome ficou marcado no futebol brasileiro e há, sem dúvidas, muitos torcedores que querem vê-lo no comando da seleção.