Jorge Pontual fica pistola com historiador ao vivo na GloboNews; convidado denuncia canal

Jorge Pontual

Jorge Pontual reagiu contra historiador ao vivo na GloboNews (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Jorge Pontual teve uma participação bem intensa na madrugada da GloboNews, nesta quinta-feira (24), depois que a Rússia fez ataques contra a Ucrânia. Um historiador relatou em seu Twitter que foi convidado do canal de notícias, mas acabou sendo cortado e criticado pelo jornalista.

Rodrigo Ianhez, que vive em Moscou, afirmou que Pontual deu “um chilique” lhe “achincalhando sem qualquer direito de resposta”. Ele ainda contou que os produtores da GloboNews chegaram a se desculpar com ele, após toda a situação polêmica.

Em publicações, o historiador relatou que foi convidado pela emissora para apresentar a versão russa do conflito, mas foi “atacado por Jorge Pontual”, que cortou sua fala a respeito do tema em questão.

“Falta absoluta de respeito e profissionalismo. A GloboNews me chama para apresentar a visão russa da questão, cortam minha participação e o dinossauro Jorge Pontual dá um chilique me achincalhando sem qualquer direito de resposta”, disparou o entrevistado da GloboNews.

Ainda no Twitter, Ianhez comentou: “Já coloquei aqui e repito. Essa guerra é uma tragédia. Fui atacado justamente por criticar o Putin, mas Jorge Pontual não admite nada que fuja minimamente do script dos Estados Unidos da América ao qual ele serve”.

“A todo momento eu pontuei: segundo o governo russo, segundo Putin, segundo a imprensa russa”, explicou. “Os produtores pediram desculpas, mas né? Tarde demais. Ainda mais agora sabendo que Jorge Pontual desrespeitou outro acadêmico que ousou sair do script da política externa americana.”, finalizou o historiador.

Jorge Pontual se irrita ao vivo com historiador

Momentos depois de rebater um professor, que “passou pano” para a situação entre a Rússia e a Ucrânia, o correspondente dos EUA reagiu contra outro convidado da GloboNews.

O jornalista ficou visivelmente irritado com as declarações de Ianches. “Eu fiquei muito indignado quando um historiador que mora em Moscou, nosso convidado há pouco, justificou o Putin dizendo que a Ucrânia nunca foi uma nação independente até 1991. Ele se diz historiador e não sabe história”, disparou o correspondente.

Pontual ainda declarou: “Quando o Império Russo foi derrotado pela Revolução de 1917 os nacionalistas ucranianos fundaram a República Nacional Ucraniana, em Kiev, e declararam independência no dia 22 de janeiro de 1918. Independência”.

“Agora vem alguém dizer que não, que foi só em 1991, que nem o Putin falou. Putin reescreve a história e vem gente aqui, na GloboNews, na televisão, dizer que ele tem razão”, completou.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]