Às pressas, a Globo colocou no ar uma reportagem sobre as grandes obras de Gilberto Braga, morto na última terça-feira (26). O Jornal da Globo listou várias novelas do autor, mas colocou em sua conta O Salvador da Pátria (1989), de Lauro César Muniz.
VEJA ESSA
A repórter Lilia Teles conduziu a matéria exibida no telejornal da madrugada da Globo e, depois de uma citação correta de Vale Tudo (1988), mencionou a trama de Sassá Mutema (Lima Duarte): “A trilogia da corrupção teve ainda O Dono do Mundo (1992) e O Salvador da Pátria (1989)”. A novela correta é Pátria Minha, de 1994.
Atual diretor de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington foi ouvido pela equipe, que se esqueceu de Silvio de Abreu, que ocupou a função entre 2013 e 2022 e era muito próximo de Braga. “Vai fazer muita falta”, disse Waddington.
Há meses, a jornalista Patricia Kogut divulgou uma nota sobre a volta de Gilberto Braga na faixa das novelas das 18h, Feira das Vaidades. A trama tinha cerca de 80 capítulos escritos quando foi descartada pela gestão de José Luiz Villamarim, este sob o comando de Waddington.
Além da trama, Gilberto escreveu uma minissérie sobre Elis Regina, na época que Silvio era o responsável pela Teledramaturgia, mas a produção foi cancelada por causa de uma versão do filme de Hugo Prata, exibida em capítulos, o que foi reprovado pelo autor.
Confira a repercussão na web:
Jornal da Globo atribuindo “O Salvador da Pátria” a Gilberto Braga. Oi?
— Muka VACINA SIM! ? (@muriloribeiro) October 27, 2021
@tvglobo por refaz a matéria que diz que O Salvador da Pátria é do Gilberto Braga. A novela certa é Pátria Minha de 1994. O Salvador da Pátria está sendo reexibida pelo Canal Viva e foi escrita pelo Lauro César Muniz pic.twitter.com/wXffKInQ0w
— jurídico marina sintra? (@thenoveleira) October 27, 2021
O Salvador da Pátria é de Lauro César Muniz @JornalDaGlobo não é de Gilberto Braga @renataloprete….#já
— Guilherme Salviano (@guisalviano) October 27, 2021
O momento em que Jornal da Globo erra e coloca O Salvador da Pátria como se fosse de Gilberto Braga, sendo que é de Lauro Cesar Munizpic.twitter.com/gPAQYLfjfe
— Fernando Machado (@fernandoluiiz) October 27, 2021
#JornaldaGlobo fez confusão na reportagem em homenagem ao Gilberto Braga. Colocaram o Salvador da Pátria no lugar de Pátria Minha. ??♀️
— Natália (@natis_rocha) October 27, 2021
Confundiram O Salvador da Pátria com Pátria Minha no Jornal da Globo, como se Gilberto Braga tivesse escrito a primeira. Meu pai…
— Edu Queiroz (@EduQueiroz10) October 27, 2021
Entendo que no ritmo que se vive numa redação erros acontecem, mas alguns são bem chatos. O obituário de Gilberto Braga trazia uma escorregada feia. Pelo bem da informação Salvador da Pátria era de Lauro Cesar Muniz e teve a “responsabilidade” de substituir justamente Vale Tudo.
— Creso Soares JR (@cresosoares) October 27, 2021
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].