Jornal Nacional ataca fake news sobre pesquisas e dá “bronca” em Bolsonaro

Jornal Nacional
William Bonner no comando do Jornal Nacional; apresentador disparou contra atitude de Bolsonaro (Imagem: Reprodução / Globo)

O Jornal Nacional, da Globo, nesta segunda-feira (19), desmentiu vídeos com trechos adulterados que apontavam Jair Bolsonaro (PL) à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto. Gravações têm circulado no WhatsApp e chamam a atenção com a utilização das “deepfakes”.

No telejornal, Renata Vasconcellos começou dizendo que as eleições deste ano está ocorrendo uma guerra com uma “arma nova”: a tecnologia que usa inteligência artificial para manipular imagens em movimento.

A âncora ressaltou que estão circulando vídeos com conteúdos do Jornal Nacional adulterados: “Compartilhado intensamente em redes sociais como o WhatsApp para desinformar os eleitores”.

Em seguida, a apresentadora ressaltou que alguns dos mais compartilhados mostram áudio e vídeo adulterados para apontar que o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estaria à frente na pesquisa de intenção de voto do Ipec: “É falso. A pesquisa mostrou o oposto do vídeo adulterado”.

William Bonner, então, ressaltou que, desde 15 de agosto, as pesquisas do Ipec e do Datafolha apresentadas no telejornal da Globo mostraram Lula como o que tem percentual maior de intenção de voto.

William Bonner dá dura em Bolsonaro no Jornal Nacional

Por fim, o âncora do principal telejornal da Globo pontuou que a divulgação dos vídeos com deepfake coincidiram com declarações públicas do presidente da República sobre não aceitar o resultado das urnas.

“[Ele] afirma, sem nenhuma base nos fatos, que qualquer resultado das urnas que não seja a vitória dele em primeiro turno significará que algo errado terá ocorrido no TSE”, disparou Bonner, que completou dizendo que soltar suspeitas sobre a Justiça Eleitoral “é uma afronta à democracia brasileira e deve ser denunciada”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]