Jornal Nacional comete gafe, troca marca de partido e se desculpa ao vivo

Jornal Nacional

Ana Paula Araújo no comando do Jornal Nacional; apresentadora pediu desculpa por erro (Imagem: Reprodução / Globo)

O Jornal Nacional, da Globo, cometeu um deslize ao vivo nesta quinta-feira (4). Durante reportagem, o telejornal colocou a logomarca de empresa de máquina de cartão no lugar do partido Rede Sustentabilidade. Em seguida, o noticiário pediu desculpas.

Tudo aconteceu quando o JN exibia uma matéria sobre a Câmara dos Deputados ter aprovado, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional dos Precatórios. O noticiário, então, falou sobre como os deputados votaram.

“Dos 513 deputados, 456 participaram da votação. Parlamentares de cinco partidos votaram integralmente contra a PEC: PT, Novo, PCdoB, PSOL e Rede”, disse o telejornal, que errou ao apontar a marca do Rede.

Momentos depois, Ana Paula Araújo, que está no comando do Jornal Nacional nesta semana, corrigiu a falha e ainda pediu desculpas em nome da equipe:

“Agora há pouco, quando nós mostramos os votos dos partidos, na PEC dos Precatórios, nós erramos na identificação do Rede Sustentabilidade. O símbolo correto do partido é esse que a gente está exibindo agora. Pelo erro, pedimos desculpas”.

Nesta semana, o principal telejornal da Globo voltou a comentar a agressão sofrida pelo correspondente Leonardo Monteiro e por jornalistas de outros veículos, durante um passeio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Roma. Na terça-feira (2), a emissora revelou que tomou uma atitude sobre o caso.

O canal carioca contratou serviços jurídicos na Itália para acompanhar o caso e também apurar a agressão sofrida pelo seu profissional.

“No dia da agressão aos jornalistas, a Globo e outros veículos, além de entidades de classe, divulgaram nota de repúdio às agressões, exigindo a apuração dos fatos. A Globo contratou serviços jurídicos na Itália para que o caso seja acompanhado”, anunciou o âncora Hélter Duarte.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]