Jornal Nacional repercute ataques de Bolsonaro contra a imprensa e dá o que falar

Jornal Nacional
Jornal Nacional repercute ataques de Bolsonaro contra a imprensa e dá o que falar (Imagem: Reprodução/ Globo)

O Jornal Nacional virou assunto no Twitter nesta quinta-feira (16). O motivo? Uma reportagem repercutindo que a maioria dos ataques a profissionais de imprensa em 2019 partiu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O telejornal apresentou um relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que revelou que os ataques a jornalistas e a veículos de comunicação cresceram 54% em 2019. Foram 208 casos contra 135, em 2018.

Além disso, em 2020, o relatório incluiu a descredibilização da imprensa. A categoria foi criada por causa dos ataques frenquentes à imprensa e aos jornalistas feitos pelo presidente.

De acordo com os dados da Federação Nacional dos Jornalistas apresentados pelo JN, os políticos foram os principais autores de ataques, quase 70% do total, e Bolsonaro foi responsável pela maioria desses ataques à imprensa, quase 60% do registrado em todo o ano de 2019.

Após a reportagem, Renata Vasconcellos leu a declaração do presidente sobre a imprensa brasileira. “A nossa imprensa tem medo da verdade, deturpam o tempo todo e, quando não conseguem deturpar, mentem descaradamente”, afirmou ele, em coletiva.

William Bonner, então, disse que Bolsonaro estava se referindo ao livro Tormenta, sobre o primeiro ano do governo dele, e chamou a autora, a jornalista Thaís Oyama, de japonesa. Thaís Oyama, por sua vez, é brasileira nata e disse que não vai comentar as declarações sobre o livro dela.

Nas redes sociais, a matéria dividiu opiniões e os apoiadores do governo detonaram o noticiário.

Confira a repercussão:

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.