Jornal Nacional repudia ataques homofóbicos contra jornalistas da Globo

Jornal Nacional
Jornal Nacional faz reportagem sobre ataques homofóbicos a jornalistas da Globo (Imagem: Reprodução – Globo – Instagram / Montagem – RD1)

O Jornal Nacional, da Globo, desta quinta-feira (17), exibiu uma reportagem para falar sobre os ataques homofóbicos sofridos por dois repórteres da emissora. Casados, Pedro Figueiredo e Erick Rianelli foram alvos de comentários preconceituosos por causa de uma declaração no Dia dos Namorados.

A fala de Rianelli foi durante o Bom Dia Rio no dia 12 de junho do ano passado, mas viralizou novamente neste final de semana.

“Pedro Figueiredo, meu amor, meu marido, eu te amo. Feliz Dia dos Namorados para gente e para todos os casais apaixonados que estão nos assistindo. Que todo mundo tenha um Dia dos Namorados maravilhoso”, disse o repórter, na época. O JN apontou, inclusive, que no mesmo jornal outros jornalistas também fizeram declarações para maridos, esposas e namoradas.

O vídeo voltou a circular nos últimos dias e, então, surgiram os ataques homofóbicos por Alexandre Geleia, dono de uma lanchonete em Brasília, e por um padre de Mato Grosso. Na missa do último domingo (13), o padre Paulo Antônio Müller usou o momento do sermão para fazer ataques.

“Desculpa, dois viados. Um repórter e um viadinho, chamado Pedrinho. ’Prepara meu almoço, tô chegando, tô com saudade’. Ridículo. Que chamem a união de dois viados, duas lésbicas, como querem, mas não de casamento, por favor”, disse o religioso na missa, que foi transmitida ao vivo.

William Bonner então leu um posicionamento da Globo sobre o caso: “A TV Globo se solidariza com Erick Rianelli e com Pedro Figueiredo, reafirma seu compromisso com a diversidade e repudia veementemente toda forma de preconceito”.

Depois da reportagem do Jornal Nacional, os jornalistas receberam muito carinho dos internautas. “Vou dormir me sentindo acolhido e muito grato. Depois das palavras dos homofóbicos veio uma onda de carinho e amor. Eu e @pedfig vamos em frente acreditando no afeto e no respeito. Obrigado pelas mensagens, stories e áudios com palavras de incentivo”, descreveu Erick Rianelli.

Pedro afirmou: “Acreditamos no poder do afeto. E assim foi. Desde o fim de semana recebemos uma chuva de amor, carinho, preocupação e consideração. Agradecemos cada mensagem, cada ligação, cada story, cada gesto. Vamos em frente fortalecidos por essa rede do bem – que respeita as diferenças e não aceita preconceitos. Obrigado, obrigado e obrigado”.

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›