Miriam Leitão voltou a fazer crítica ao governo Bolsonaro e ainda sinalizou um possível risco de que o presidente da República atente contra o processo eleitoral de 2022. O desabafo da jornalista da Globo foi feito em sua coluna, nesta semana, do jornal O Globo.
VEJA ESSA
“Virou clichê dizer que essa eleição será polarizada. Na verdade, polarizadas são todas as eleições, principalmente o segundo turno. O que realmente preocupa é que, pela primeira vez, desde a redemocratização, o país está entrando em um ano eleitoral com um presidente antidemocrático no poder”, afirmou a comentarista.
A contratada da Globo ainda ressaltou: “Bolsonaro está claramente em desvantagem nas pesquisas de intenção de votos, mas tem a máquina pública nas mãos, tem ministros subservientes que aceitam fazer qualquer papel que ele exija, e teve apoio de chefes das Forças Armadas nos seus arremedos autoritários, como aquele patético desfile de tropas na Esplanada antes da votação do voto impresso”.
“A dúvida que permanece sobre nossas cabeças é a respeito de quais artimanhas o presidente pretende usar para minar o processo democrático”, escreveu ela, em sua coluna.
Miriam Leitão também desabafou sobre a briga que será entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT), que é o pré-candidato que está vencendo nas pesquisas eleitorais: “Esta é uma eleição diferente de outras, porque o vencedor parece estar consolidado muito tempo antes das eleições. O ex-presidente Lula está num patamar tão alto e tão firme que seu favoritismo dá a impressão de que essa não é uma eleição incerta”.
“E incerteza é da natureza de qualquer processo político democrático. Será um erro o país achar que está tudo decidido porque a maior imprevisibilidade é institucional. O país não pode esquecer as reiteradas ameaças que o presidente Bolsonaro fez às instituições democráticas, ao processo eleitoral, ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso, aos governadores. Bolsonaro é um presidente que governa de costas para a Constituição e contra a população à qual deveria servir”, completou.
Jornalista da Globo detona Bolsonaro
Na semana passada, Natuza Nery soltou o verbo contra as atitudes do presidente em meio às tragédias observadas em cidades da Bahia nos últimos dias. Na GloboNews, a comentarista, por exemplo, disse que o político “não trabalha” e, por isso, não merece descanso.
Ela desabafou a respeito do desgaste político do presidente da República e, então, falou sobre as férias dele no Sul do Brasil. “Enquanto as pessoas estão passando por tudo isso [na Bahia], o presidente está na praia, descansando”, afirmou a global.
“O mais surpreendente de tudo é que as pessoas descansam quando elas trabalham. O presidente não trabalha. Trabalho não é o ramo dele”, declarou ainda Natuza Nery.
A jornalista também afirmou: “Ele gosta de fazer motociata, de passear de moto aquática e ele acha que tem o direito de descansar e muito me surpreende, que ele consiga dormir, enquanto essas pessoas estão sofrendo”.
Ainda sobre o assunto, Natuza ressaltou: “O presidente da república não se coça para ir à Bahia dar assistência, por ministro, bispo nessas horas, não vale. Tem que ir o rei mesmo”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.