Jornalista da Globo, Edney Silvestre lança livro e fala de trabalho como correspondente

Edney Silvestre

Edney Silvestre conversou com o RD1 e falou sobre seu livro (Imagem: Divulgação)

O jornalista Edney Silvestre lançou o livro “O Último Dia da Inocência” em uma livraria de São Paulo na última semana. O ex-correspondente internacional da Globo e do jornal O Globo conversou com o RD1 sobre suas experiências profissionais ao longo da carreira e explicou a sensação de ter um de seus livros – “Se Eu Fechar os Olhos Agora” – transformados em minissérie na emissora carioca.

Silvestre, sempre simpático com os colegas de imprensa, falou ao RD1 de sua carreira profissional fora do Brasil. “Eu fui correspondente da TV Globo por 12 anos em Nova York, nos Estados Unidos e fui correspondente do jornal O Globo por 4 ou 5 anos“, começou o escritor.

Sobre ganhar em dólares, Silvestre brincou: “É um trabalho como qualquer outro. É muito bom ganhar em qualquer moeda: Real, Lira, Franco, Dólar ou o que for, mas era um trabalho, no caso de ser correspondente, Nova York era o centro do mundo naquela época. Ainda um pouco. Tudo que irrompia de artes – artes plástica, teatro e cinema – acontecia lá“.

Silvestre contou, ainda, que seu carinho por cultura começou em sua cidade, Valença, no interior do Rio de Janeiro. “Tudo começou em minha cidade, no interior do Rio de Janeiro. Meus pais eram pessoas de vida modesta, mas incentivavam que seus seis filhos lessem e estudassem. A cidade tinha uma biblioteca e eu lia tudo que era de bom e divertido. Quadrinhos, aventuras fizeram parte da minha infância“, disse

Sobre seu livro, “O Último Dia de Inocência”, Silvestre não quis falar sobre nem dar spoiler. “Eu não posso falar nada. Se eu falar, ninguém vai ler”, brincou o jornalista.

Silvestre também relembrou a emoção de ter tido um de seus livros transformado em minissérie pela Globo. “Adaptação do grande mestre Ricardo Linhares. Já tive outros livros. Pra mim, ter um livro transformado em minissérie é emocionante. Ver todos os personagens ganhando vida e voz, cara. Antonio Fagundes no elenco. Débora Falabella, Murilo Benício”, comentou.

O profissional ainda avaliou o atual mercado de comunicação. “Quem está chegando agora é igual há quem chegou há 10 anos. Tem as mesmas esperanças e anseios. Vamos pelo mesmo caminho. Quando eu entrei, o mercado era diferente. Quando meus antecessores entrara, era diferente”, avaliou.

https://www.instagram.com/tv/B1Ys2pAgMe0/

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!