Jornalista da Globo em Londres se prepara para tomar vacina contra a Covid-19

Globo
Cecília Malan, jornalista da Globo em Londres, será vacinada contra a Covid-19 (Imagem: Reprodução / Globo)

Cecília Malan será vacinada contra a Covid-19. Correspondente da Globo em Londres, a jornalista de 37 anos contou em sua última participação na edição do Bom Dia Brasil da última sexta-feira (26) que, por fazer parte do grupo de risco, ela foi convocada para tomar a primeira dose da vacina.

“A eficácia da vacinação permitiu que 28% da população já fosse vacinada. O SUS britânico também está chamando que tem condições crônicas pré-existentes, que é o meu caso. Não é nada grave, mas fui convidada a receber a vacina ainda hoje, após o jornal”, revelou.

A dose será dada pelo sistema público de saúde da Inglaterra. O país foi um dos primeiros a dar início ao plano de vacinação em massa, em dezembro do ano passado, com a vacina da Pfizer-Biontech.

O país correu contra o tempo, prometeu antecipar o plano de vacinação para que adultos tenham tomado pelo menos a primeira dose da vacina até julho. Ao todo, mais de 120 mil ingleses foram vítimas da Covid-19.

“Eu vou porque é a coisa certa para fazer. Espero que a vacina chegue a todos para vocês, aí no Brasil, o mais rápido possível”, desejou Cecília. “Que boa notícia para o encerramento do jornal”, celebrou Ana Paula Araújo, direto do estúdio da Globo no Rio de Janeiro.

No Brasil, a situação é crítica. Sem doses suficientes para toda a população, o país ainda não alcançou 5% da população vacinada. O principal motivo para a demora da vacinação envolve a lentidão do Ministério da Saúde na compra de imunizantes.

Com a falta de vacinas (o país tem apenas a Coronavac, do Instituto Butantan e a vacina de Oxford, em parceria com a Fiocruz) e o isolamento social em baixa, o país alcançou a marca de 250 mil mortes pelo novo coronavírus. Mais de 10 milhões de brasileiros foram infectados com a doença desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Confira:

Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.
Veja mais ›