José de Abreu foi condenado após fala polêmica (Imagem: Reprodução – Instagram – Globo / Montagem – RD1)
José de Abreu levou a pior e acabou de receber uma condenação impressionante após uma fala polêmica contra Carlos Vereza.
VEJA ESSA
O ator da Globo vai precisar indenizar o colega em R$ 35 mil, segundo informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
A decisão foi tomada pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), diante do comentário que o veterano fez nas redes sociais.
Em 2020, Zé chamou Vereza de “sem caráter”, “esclerosado” e “fascista”, além de ter acusado o ator de agredir uma colega com uma bengala nos bastidores da novela Corpo Dourado.
No processo, o artista alegou que o post feito pelo rival lhe feriram e ordenou uma indenização e retratação pública.
Justiça explica decisão em caso de José de Abreu e Carlos Vereza
Abreu rebateu, dizendo que tinha liberdade de expressão e que suas falas seriam “cobranças democráticas”. A juíza Flávia Viveiros de Castro, no entanto, concordou com Vereza:
“Da leitura das postagens realizadas pelo réu não se retira nenhum conteúdo crítico, informativo ou em manifestação democrática, mas sim com a intenção única de ofender o autor por pensar diferente dele, o que evidentemente ultrapassa o seu direito à liberdade de expressão”.
Para ela, as ofensas representaram discurso de ódio, gerando manifestação política. Com isso, Zé foi condenado a arcar com a indenização.
O valor pode ser alterado por conta da correção monetária e juros a partir da decisão. O famoso ainda deve fazer uma retratação pública no mesmo perfil que ofendeu Vereza.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.