A Jovem Pan foi novamente derrotada na Justiça. Desta vez, o canal de notícias terá que indenizar o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin Martins, por comentário polêmico de comentarista.
VEJA ESSA
Segundo informações do site UOL, a juíza Flávia Poyares Miranda, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), bateu o martelo e anunciou que a empresa deve pagar R$ 50 mil, por danos morais, ao profissional.
A atitude foi tomada em relação a um comentário feito no dia 7 de outubro por Cristina Reis Graeml. Em vídeo, ela declarou que Zanin era “tão bandido quanto os clientes que defende”.
Na ação, o advogado argumentou que a declaração é “ofensiva à honra” e pediu a imediata exclusão da publicação, além do pagamento de indenização.
A juíza, por sua vez, decretou que a fala proferida pela comentarista da Jovem Pan “em nada condiz com mera intenção de crítica, de informação, sendo condizente com nítida intenção de puro ataque pessoal”.
Ela também destacou que Cristina Reis ultrapassou “o direito de crítica que decorre do Estado Democrático de Direito, esbarrando em ofensa pessoal ao profissional, ora autor”.
Jovem Pan em crise
A rede de comunicação tem vivido uma grande crise desde a vitória de Lula nas eleições deste ano. Logo depois da derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL), o canal chegou a demitir comentaristas polêmicos para evitar problemas na Justiça.
Isso ocorreu porque a Jovem Pan chegou a entrar na mira do ministro Alexandre de Moraes por causa dos ataques e até falas consideradas antidemocráticas no período eleitoral.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]