A Jovem Pan não conseguiu contornar uma das situações financeiras mais difíceis da sua história. O canal de notícias perdeu a rentabilidade no YouTube, um dos seus principais caminhos para sustentar as finanças de todo o grupo de comunicação.
A falta de monetização virou o grande problema a ser solucionado pela direção em 2024. Todos estavam certos que o caso estaria resolvido em janeiro, o que não aconteceu. O motivo? Um atraso na resposta por parte do Google.
Jovem Pan aguarda resposta do Google para voltar a ganhar dinheiro no YouTube
O dono da plataforma prometeu uma resolução no primeiro mês do ano. No auge da monetização, a Jovem Pan recebia valores na casa dos R$ 20 milhões por mês. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Em 2022, na campanha eleitoral, a Jovem Pan foi alvo do YouTube, que considerou que a marca brasileira teria infringido o regulamento do site com a propagação de notícias falsas e títulos inverídicos.
Em dezembro do ano passado, o diretor André Ramos afirmou que a JP estava atrás de todas as solicitações feitas pela plataformas de vídeos do Google.
Até o momento, apenas o conteúdo de esportes da Jovem Pan conseguiu o espaço de volta. Por conta da crise de audiência na TV paga e na televisão de maneira geral, o YouTube se tornou uma grande ferramenta para a propagação de conteúdo e para atrair anunciantes.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].