A Jovem Pan vem passando por uma série de mudanças internas nos últimos tempos. A novidade da vez é a demissão de comentaristas bolsonaristas famosos como Rodrigo Constantino e Zoe Martinez.
VEJA ESSA
Eles, que já não fazem mais parte do casting da empresa, estavam afastados do canal de notícias após o Ministério Público Federal (MPF) instaurar inquérito para investigar a possível prática de disseminação de fake news.
A informação foi confirmada pelo F5, do jornal Folha de S. Paulo. Os profissionais haviam sido afastados da Jovem Pan apenas três dias depois do anúncio das investigações, que incluíam, inclusive, os nomes deles e de outros jornalistas.
No último dia 9, depois dos atos terroristas em Brasília, o MPF declarou uma nota em que afirmou que “realizou levantamento ao longo dos últimos meses e detectou que a Jovem Pan, a princípio, tem veiculado sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional, em um período que coincide com a escalada de movimentos golpistas e violentos em todo o país”.
O comunicado chegou a declarar que os comentaristas, conhecidos por apoiarem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), minimizaram o “teor de ruptura institucional” durante a cobertura dos ataques aos prédios dos Três Poderes.
Jovem Pan passa por mudanças
Pouco tempo antes da nota oficial do MPF, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, deixou a presidência da Jovem Pan. O motivo da saída, porém, não foi revelado.
Cabe destacar que o YouTube, Twitter, Facebook, Telegram e Instagram chegaram a suspender as contas de Rodrigo Constantino, Guilherme Fiúza e Paulo Figueiredo Filho nas redes sociais, depois de uma decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]