Juliana Alves reflete sobre a desvalorização da cultura em tempos de pandemia

Juliana Alves
Juliana Alves reflete sobre a desvalorização da cultura em tempos de pandemia (Imagem: Reprodução / Instagram)

Juliana Alves está no ar em Salve-se Quem Puder, que teve a fase final gravada cheio de protocolos, em prevenção a pandemia de Covid-19 que começou a se alastrar pelo país em março de 2020. Aproveitando o gancho, a famosa refletiu sobre a desvalorização da cultura durante esses tempos.

A atriz relembrou a interrupção das gravações da novela das 19h da Globo e todas as medidas de segurança e concluiu, em entrevista à Quem, que a arte está sendo desleixada pelos governantes:

No Brasil, a gente precisou confrontar com questões que empurrávamos para baixo do tapete. Tivemos que lidar com gente dizendo que nossa profissão não é válida, que o que gente faz não é importante, que a cultura não é importante… 2020 foi um ano em que a humanidade foi chacoalhada e nos fez confrontar e encarar certas questões. Apesar de vivermos um momento de trevas, percebo muita esperança. A novela é entretenimento”.

Juliana também citou a dificuldade que seus colegas de profissão têm enfrentado para conseguirem se sustentar financeiramente, justamente a essa falta de incentivo:

A gente vê tantos colegas que dependem exclusivamente da arte, de maneira geral, sendo desvalorizados. Muitos estão perdendo a possibilidade de levar o básico para suas famílias por conta da pandemia e também por conta da circunstância política que não favorece a cultura”.

A mulher de Ernani Nunes, que também está no ar também na reprise da versão de 2011 de Ti-ti-ti, reapresentada às tardes no Vale a Pena Ver de Novo,  reconheceu a graça de ter trabalhado há tão pouco tempo:

É muito gratificante poder realizar nosso trabalho e saber do nosso lugar de privilégio em poder realizá-lo. Acima de tudo, é preciso celebrar a cultura e dizer que sim, de uma maneira ou de outra, a gente vai continuar trabalhando juntos, resistindo e mantendo a nossa arte”.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›