Juliana Paes fala sobre papel em Pantanal e abre mão de vaidades na caracterização

Juliana Paes
Juliana Paes fala sobre papel em Pantanal e abre mão de vaidades na caracterização (Imagem: Reprodução / Instagram)

Juliana Paes estava de férias da TV desde 2019, quando estrelou A Dona do Pedaço, mas em breve voltará à cena no remake de Pantanal, no papel de Maria Marruá, mãe da protagonista Juma. A artista falou da preparação para o personagem, que inclusive exige o descuidado com algumas vaidades.

Em entrevista ao jornal O Globo, Juliana pontuou que diferente do que muitos possam pensar, ela nunca almejou interpretar Juma na versão dessa trama que foi sucesso no início dos anos 90:

Quando falo que vou fazer “Pantanal”, as pessoas dizem:  ‘Ah, vai fazer a Juma’. Digo que é a mãe dela e perguntam: ‘Mãe? Como assim?’. Só passei a pensar nisso depois que dessa repercussão. Eu achei muito natural. Me vejo como a mãe, já estou entregue a esse momento. Jamais criei a expectativa de ser a Juma. Acho que e uma forma de eu me defender desse mundo que, às vezes, não é bacana com as mulheres mais velhas”.

No entanto, a atriz de 42 anos afirmou que os bons personagens vão ficando cada vez mais escassos à medida que a idade vai avançando, mas em contrapartida encontrou um ponto para manter seu otimismo:

Papeis para mulheres de meia idade não estão aí disponíveis na feira. Ainda se faz muita dramaturgia para jovem. O que pode melhorar o cenário é o mercado de streaming, que tem uma variação de temáticas, de abordagens… Isso talvez abra o leque. O público também está mudando. Sabe bem o que quer assistir”.

Hoje, Juliana Paes está ostentando cachos de dar inveja e uma beleza estonteante, mas esse seu lado mulherão terá que dar uma pausa, já que Maria é uma mulher que bate roupa e trabalha com a enxada, e colocar um mega hair:

Parei de fazer unha e sobrancelha. Amo mudar para os personagens. Parte do meu trabalho de criação acontece depois da caracterização, do figurino. Mas é um mixed feelings, porque é difícil abrir mão de pequenas vaidades. É besteira fazer a unha? É, mas estou acostumada. Ó, aqui o cabelinho branco aqui. Mudei a dinâmica de treino [do corpo]. Passou a ser mais aeróbico para não ter a musculatura muito aparente. Tenho facilidade para ganhar músculos”.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›